USP: Casa de Dona Yayá exibe peças, músicas e exposições com entrada franca

Todos os domingos, público pode conferir ao vivo diversas atrações culturais

seg, 21/08/2006 - 14h08 | Do Portal do Governo

A Casa de Dona Yayá, do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP), oferece várias atividades gratuitas neste mês. Amanhã, às 11 horas, o compositor, arranjador e multiinstrumentista (violão, cavaquinho, bandolim, requinto, violão tenor, guitarra e viola caipira) Renato Anesi apresenta repertório variado, com composições que transitam pelo jazz, baião, maracatu, samba e música flamenca, entre outros ritmos, mostrando harmonia requintada e apurado senso rítmico. O espetáculo terá acompanhamento de Eduardo Contrera na percussão e Pedro Macedo no contrabaixo acústico. No dia 27, das 10 às 12 horas, crianças e jovens poderão assistir à apresentação de As Meninas do Conto. Fundado em 1995 por Kika Antunes e Simone Grande, esse grupo pesquisa as narrativas que fazem parte do imaginário popular. Nessa trajetória em busca de histórias de diversos cantos do mundo, construiu repertório de mais de 40 narrativas, experimentadas nas mais diversas situações e espaços.

Em 2004, Kika e Simone estrearam o espetáculo As Velhas Fiandeiras, no Teatro Alfa. Bem recebido pelo público e pela crítica, ganhou o Prêmio APCA como melhor espetáculo infantil. A peça teatral Quase de Verdade não pode ser definido como uma montagem comum. Trata-se de convite a um mergulho intenso em universo hiper-realista, que procura provocar reflexões sobre o homem e sua rede de relações afetivas. Os espectadores são convidados a visitar um casarão antigo, onde duas irmãs os recebem. Rompendo com a tradicional disposição palco e platéia, o público se organiza ao redor de quatro mesas para um despretensioso chá da tarde. As duas irmãs recebem a visita de uma vizinha, envolvida em contraditórias versões de um segredo de família. Cabe à platéia descobrir a verdade. Fica em cartaz, aos sábados (21 horas) e domingos (19 horas), neste fim de semana e no próximo.

Exposições

O público pode conferir duas exposições até amanhã, das 10 às 16 horas. Na 15a Visualidade Nascente, há trabalhos selecionados na área de design pelo Programa Nascente. Essa iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP busca estimular a produção de trabalhos artístico-culturais por estudantes de diferentes áreas profissionais. Para mais informações, visite a página www.usp.br/prc/nascente.

In Pacto é uma exposição coletiva que reúne 85 obras selecionadas, de produções artísticas derivadas de ateliês de corpo e arte. É o resultado de trabalho de cinco anos. Foram selecionadas pinturas, xilogravuras e esculturas. Os ateliês foram desenvolvidos no Programa Permanente Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (Pacto), ligado ao Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.

SERVIÇO

Casa de Dona Yayá: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista

Da Agência Imprensa Oficial