USP: Câmpus do interior participam da Semana de Arte e Cultura

Toda a programação é gratuita e aberta ao público

seg, 18/09/2006 - 14h30 | Do Portal do Governo

Os câmpus da USP – Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Bauru e Pirassununga – também vão apresentar, entre os dias 22 e 30, exposições, peças teatrais, shows musicais, exibição de filmes e outras atividades. Os eventos integram a 11ª Semana de Arte e Cultura da USP. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Semana é um esforço no sentido de acolher e aproximar a universidade da sociedade, e uma forma de divulgar as suas manifestações ao público em geral. O evento busca também contribuir para o desenvolvimento e difusão das artes e da cultura brasileira.

Campus Ribeirão Preto – O show Só para Raros, com a trupe paulista O Teatro Mágico, ocorre no dia 22, no Espaço Cultural, e marca o início da 11ª Semana de Arte e Cultura no Câmpus Ribeirão Preto. Os ingressos para o evento, gratuitos, podem ser retirados com antecedência, das 9 às 17 horas, na Seção de Atividades Culturais, na Rua Pedreira de Freitas, casa 4. No mesmo dia, o fotógrafo Carlos Arantes mostrará, no Saguão do Espaço Cultural, registros da passagem pelo câmpus, em 2005, do grupo O Teatro Mágico.

Dia 24, às 16 horas, também no Espaço Cultural, ocorre o espetáculo infantil A Praça de Retalhos, de Carlos Meceni, com o grupo MBA Teatro, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP). No mesmo dia, às 18 horas, na Tulha do Câmpus, haverá exibição do Madrigal Ademus, com regência do professor Marcos Câmera. A Semana terá ainda apresentação de corais, música clássica, show de viola caipira, entre outras atividades. Mais informações pelo telefone (16) 3602-3530.

Câmpus São Carlos – No mês da 11ª Semana, o Centro Cultural da USP São Carlos completa 17 anos. Para marcar o duplo acontecimento, a comemoração começou mais cedo. Desde o dia 15, os trabalhos do fotógrafo Amilcar Careli César e do escultor Renato Masson podem ser vistos, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, nas salas 1 e 2 do Centro Cultural. A mostra vai até o dia 10 de outubro.

As atividades do evento prosseguem no dia 28, às 12 horas, com o Projeto Música na Praça, que receberá o grupo Prova de Carinho, coordenado por Luis Carlos Muzzeti, funcionário da USP de São Carlos. Ainda no dia 28, e também no 29, das 19 às 22 horas, será ministrado curso-relâmpago gratuito de esperanto, coordenado por José Carlos Cintra, professor do Departamento de Geotecnia, da Escola de Engenharia de São Carlos. As inscrições ocorrem entre os dias 18 e 26, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas, no Centro Cultural. Informações pelos tels. (16) 3373-9106/9500. Para encerrar, o câmpus oferece, no dia 30, exibição especial de filmes e séries de animação japonesas, seguidas de debates, que fazem parte do Projeto Café Animídia. Os responsáveis são os alunos Miguel Nakajima e Lorena Diniz, do Departamento de Engenharia Elétrica. Mais informações pelo tel. (16) 3373-9106.

Campus Piracicaba – A 11ª Semana ocorre simultaneamente com a 16ª Semana Cultural da Esalq. A programação começa dia 25, às 12 horas, com a apresentação do Grupo Corda de Barro, no Centro de Vivência. No repertório, diferentes gêneros musicais como catira, guarânia, folia de reis, moda de viola, MPB, convertidos em arranjos para cordas. Às 20 horas, o público poderá conferir duas peças teatrais no Teatro Municipal de Piracicaba. Uma delas é www.con.tato/medo, espetáculo lírico em que dois personagens – que percorrem os arquétipos da criança, do sábio e da bruxa – descobrem e enfrentam o medo dentro de si. A outra é Acalanto, uma longa viagem pelo universo feminino, abordando angústias, intraqüilidades, casamento e outras situações.

Quem quiser conhecer mais sobre o mundo do circo pode participar, no dia 26, às 12 horas, de Aula Aberta de Atividades Circenses, no Centro de Vivência. Os interessados em música têm como opção, no dia 27, às 20 horas, a apresentação do Coral Luiz de Queiroz no Salão Nobre da Esalq. No dia 28, às 12 horas, é a vez do show de humor Vendedor de Alegria e, às 12h45, de Aula Aberta de Dança de Salão. Mais informações pelo tel. (19) 3429-4392.

Câmpus Bauru – Em razão de provas escolares, a 11ª Semana de Arte e Cultura da USP será realizada no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), de 2 a 5 de outubro. No primeiro dia, estão previstas apresentações do Coral Revivendo e da peça teatral Devagar e Sempre, encenada pelo Grupo Caramujo, e exposição de trabalhos de artistas e alunos de pintura do Centro Cultural da USP. Dia 3, o público pode conferir a peça Família Sempre Família e a apresentação do Coral Encantar. Dia 4, é a vez da Orquestra de Câmara da USP e, dia 5, do Coral do Cedau e do Coral Projeto Vibrar. Mais informações pelo tel. (14) 3235-8394.

Câmpus Pirassununga – A apresentação do Coralusp, dia 23, às 20h30, no Teatro Municipal Cacilda Becker, é a primeira atividade em Pirassununga. Quem aprecia pintura pode visitar a exposição de quadros que começa dia 25- e vai até 11 de outubro – no edifício central do câmpus. Com temas variados, a mostra contém trabalhos de funcionários da universidade e artistas da comunidade.

A música volta à cena com o recital de piano de Rafael Andrade, dia 27, às 20h30, no Teatro Cacilda Becker. O evento será precedido pela exibição, às 20 horas, do Grupo Vocal Patuscada. Dia 28, o mesmo local receberá Rafael Marin para apresentação, às 20h30, de viola caipira instrumental. Mais informações pelo tel. (19) 3565-4103.

Paulo Henrique Andrade – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)