Campus da USP de Ribeirão Preto moderniza sistemas de monitoramento e conectividade

Projeto de atualização tecnológica e digital permitirá melhoria no fluxo de informações nas instalações do interior de SP

qui, 19/12/2019 - 16h18 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Tulio Calixto/CeTI-RP/STI

O campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto inaugurou os sistemas de monitoramento e conectividade, que estão incorporados ao projeto de atualização tecnológica e digital da instituição de ensino. Os novos equipamentos são compostos de uma rede wifi outdoor, ou seja, sem fios ou cabos, com 35 pontos de acesso e 13 novas câmeras interligadas ao sistema de monitoramento e segurança do campus.

“O projeto consiste em alinhar alta tecnologia, segurança e conectividade à comunidade uspiana, com características de robustez, alta performance, qualidade de acesso e grande abrangência, essenciais para o apoio ao ensino, pesquisa e a extensão universitária”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação (STI) da USP, João Eduardo Ferreira, ao Jornal da USP.

Na cerimônia de inauguração, o superintendente destacou que os sistemas no campus são produtos que envolveram a parceria três órgãos: a STI, a Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto e a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária, com apoio da reitoria da universidade.

A prefeita do campus, Cláudia Souza Passador, salientou a questão da segurança no campus, que registrou queda drástica no número de ocorrências depois da instalação das câmeras. “Esse é um exemplo da tecnologia a favor da segurança”, avalia ao Jornal da USP.

“O sistema de monitoramento e de câmeras é o primeiro investimento, pois será feita uma análise de todo o processo e, onde for possível, serão instalados mais equipamentos”, diz ao Jornal da USP o superintendente de Prevenção e Proteção Universitária da USP, José Antonio Visintin. De acordo com o gestor, no próximo semestre, o campus deverá contar com uma base da Polícia Comunitária.

Avanço

O pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que representou o reitor da USP, Vahan Agopyan, na cerimônia, mostrou ser um entusiasta dos avanços da tecnologia da informação e do impacto em todas as atividades da universidade.

“O reitor foi feliz na escolha das pessoas que estão à frente deste processo, pois são pessoas pragmáticas”, afirma ao Jornal da USP. O pró-reitor também citou a necessidade atual de um fluxo de informação cada vez mais rápido e eficiente para que o ensino e a pesquisa se tornem cada vez mais interdisciplinares.

O secretário-executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Américo Ceiki Sakamoto, ressaltou que o projeto oferece para o campus uma estrutura de primeiro mundo em conectividade, além da melhoria na segurança e do aumento da velocidade na transmissão de dados.