USP: campus de Ribeirão Preto inaugura instalações esportivas

Na última sexta-feira (17), Faculdade de Medicina da cidade paulista realizou cerimônia para o início das atividades

ter, 21/08/2018 - 20h28 | Do Portal do Governo

O espaço poliesportivo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) foi inaugurado na última sexta-feira (17), com a presença do professor da FMRP e superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da FMRP, Benedito Carlos Maciel. “Este é um sonho antigo dos docentes que atuam na área de reabilitação de pacientes nas diferentes especialidades”, ressalta o docente.

As instalações serão usadas pelos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional nos projetos de pesquisa e pelo Centro Especializado de Reabilitação e o setor de Cardiologia do HC. Em horários noturnos e nos fins de semana, a quadra deverá ser utilizada pelas unidades atléticas da faculdade.

De acordo com a diretora da FMRP, Margarete de Castro, além das ações voltadas para as atividades-fim da universidade, a quadra oferece aos estudantes a oportunidade de integração e socialização por meio do esporte.

“O novo local será importante para a formação integral dos alunos, pois, mais do que um equipamento esportivo, representa um importante instrumento para o desenvolvimento de pesquisas e geração do conhecimento”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Recursos

No mesmo dia, outras duas quadras foram entregues à comunidade no Centro de Educação Física e Esportes (Cefer), vinculado à prefeitura do campus da USP no município. Para a construção das três quadras, foram investidos recursos de cerca de R$ 3,4 milhões.

As quadras são cobertas, com arquibancadas acessíveis, vestiários e piso de base asfáltica, que as deixa com absorção mais eficiente do impacto. Também participaram da inauguração o prefeito do campus e professor da FMRP, Américo Ceiki Sakamoto, a vice-prefeita e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp), Claudia de Souza Passador, além de dirigentes da instituição de ensino e representantes das entidades estudantis das unidades.