USP: Atividade na Estação Ciência simula e explica seleção natural de Darwin

Oficina interativa pretende ensinar conceitos de biologia evolutiva ao público visitante

sex, 09/06/2006 - 12h06 | Do Portal do Governo

A oficina As Aves de Galápagos: Seleção Natural de Darwin, que a Estação Ciência promoverá no dia 23, vai simular a seleção natural observada em aves do gênero Geospiza, conhecidas como fringilídeos (semelhantes a pardais). Esses pássaros foram estudados por Charles Darwin, no arquipélago de Galápagos, situado a mil quilômetros da costa do Equador. Para realizar a atividade, diversos tipos de sementes e instrumentos como pinças e pregadores serão dispostos em três mesas. Durante 30 segundos, os participantes utilizarão simultaneamente as pinças para coletar e formar os montinhos de semente. A mesma brincadeira se repete cinco vezes. Com o tempo, quem não conseguir pegar mais sementes é excluído. Cada sessão dura em média 30 minutos. “A oficina simula a variedade de sementes e de bicos de aves encontrados em Galápagos. A eliminação de participantes na atividade representa o que ocorre na natureza como resultado da competição e da seleção natural”, explica a pesquisadora Lyria Mori.

Haverá três sessões: às 10, 10h30 e 11 horas e serão ministradas pelas doutoras Lyria Mori, Cristina Yumi Miyaki e Maria Cristina Arias, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP. A atividade é gratuita e interativa. São 45 vagas (15 pessoas por sessão). A oficina é inspirada no trabalho realizado em Galápagos por Rosemary e Peter Grant, ambos pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA). O casal estuda essas espécies há mais de 30 anos.

Essa não é a primeira vez que os pesquisadores da universidade popularizam assuntos científicos. Durante os últimos Congressos Brasileiros de Genética, grupos de docentes e alunos da universidade e de outras instituições de ensino superior do País têm participado do evento Genética na Praça, geralmente em locais públicos, por meio do qual são oferecidas oficinas interativas sobre temas diversos. Durante mais de três anos, a oficina sobre as aves de Galápagos foi realizada em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, e também na Semana de Ciência e Tecnologia, na Marquise do Ibirapuera, e no Museu de Zoologia da USP, ambos na capital.

SERVIÇO

Estação Ciência – sala A

Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – Telefone (11) 3675-8828

Público-alvo: estudantes a partir da 7ª série, adultos e professores

Interessado pode se inscrever pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br

Com nome completo, número do RG e telefone para contato.

Depois, é só aguardar e-mail de resposta com a confirmação.

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial