USP: Apresentações de física vão percorrer parques de São Paulo

Em ônibus adaptado, monitores irão fazer demonstrações e coordenar oficinas para aplicar princípios da física

ter, 10/10/2006 - 14h27 | Do Portal do Governo

No próximo ano, um novo circo começa a percorrer a cidade de São Paulo. A principal atração do espetáculo não são palhaços ou acrobatas, mas conhecimentos de física presentes no dia-a-dia do público. As apresentações ficarão a cargo da equipe do projeto Ciência, Tecnologia e Arte… Também tem lugar nos parques, criado no Instituto de Física (IF) em parceria com o Parque Científico e Tecnológico (CienTec) da USP.

“A iniciativa tem apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, explica o professor do IF, Mikiya Muramatsu, que coordena o projeto. “Durante dois anos, um ônibus especialmente adaptado percorrerá os 30 parques municipais da cidade e nesses locais será estendida uma lona onde acontecerão experimentos, demonstrações e oficinas.”

Muramatsu define o ônibus como um “museu ambulante”. “O objetivo não é ensinar, mas despertar curiosidade no público ao mostrar que existe muita ciência no dia-a-dia”, explica. O projeto terá demonstrações sobre óptica, mecânica e eletricidade, além de explorar a relação entre ciência e arte. “A fotografia, por exemplo, poderá ser abordada do ponto de vista da física, matemática, química, eletrônica, história e artes.”

Parques

As apresentações nos parques serão realizadas nos finais de semana. “Apesar de as apresentações serem abertas para todas as idades, elas serão divulgadas nas escolas públicas das proximidades”, diz o professor. “O ônibus terá um espaço para exibição de vídeos, uma câmara escura para trabalhos com fotografia e gavetas para guardar os equipamentos científicos.”

Sob a lona, uma equipe de quatro a cinco monitores fará demonstrações e coordenará oficinas. “Serão construídos objetos simples, como um bumerangue ou helicópteros de papelão, para aplicar princípios de física”, afirma Muramatsu. “Se houver interesse dos professores das escolas da região, a equipe do projeto poderá ajudar na realização de feiras de ciências.”

Até o final do ano, um projeto-piloto será montado no Parque Cientec, na Zona Sul de São Paulo. “Parte dos experimentos da exposição Som e Imagem – A Física em Ação, realizada na Estação Ciência, em 2005, será instalada no local”, planeja o professor.

O projeto, que irá propor parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, também terá a participação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e da Estação Ciência. Os equipamentos utilizados nas apresentações serão produzidos pela Ciência Prima, empresa que integra a Incubadora Educacional de Santo André (Inova).

Júlio Bernardes

Da Agência USP