USP: Alunos da Poli criam sistema eletrônico de gerenciamento de estacionamento de carro

Programa informa aos usuários quais vagas estão livres e ocupadas, ideal para estacionamentos de grandes empreendimentos

qua, 31/01/2007 - 15h12 | Do Portal do Governo

Localizar um veículo num estacionamento e saber quais vagas estão livres ficará mais fácil com um sistema desenvolvido pelos engenheiros Cintia Priscila Yoshimura, Guilherme Hiroshi Fujii, Paula Serikaku e Renato Vaz, recém-formados em Engenharia Elétrica, com ênfase em computação, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Eles criaram o Sistema de Gerenciamento de Estacionamento com o uso de Tecnologia ZigBee, que, por meio de uma tela na entrada do local, exibe as vagas livres e ocupadas e, por intermédio de um terminal de acesso localizado no interior do estabelecimento, mostra em qual delas um veículo está estacionado.

O grupo explica que a tecnologia ZigBee é um protocolo de rede que possibilita a comunicação entre dois aparelhos digitais, neste caso, módulos entre si e com um computador. O sistema, ainda em fase de protótipo, possui um conjunto de módulos que se comunica entre si e com três antenas fixas no estacionamento. Esses módulos são placas de circuitos, com dois chips, um de comunicação com os outros módulos e outro que controla todas as suas funcionalidades e uma antena.

Ao entrar no estacionamento cada motorista recebe um módulo, que é deixado dentro do carro. “Eles têm capacidade de trocar mensagens entre si, o que é usado para medir a potência do sinal recebido por cada um”, explicam. “Com a potência do sinal, o sistema calcula a distância em que o veículo se encontra de três antenas fixas do estacionamento. Com esses dados e usando a técnica de triangulação, o sistema pode localizá-lo.”

Como o estacionamento é mapeado em um banco de dados, assim que um módulo se encontra dentro dos limites de alguma vaga, esta é considerada ocupada. “Isto faz com que o display localizado na entrada do estacionamento seja atualizado, passando a exibir a vaga como ocupada”, diz Fujii. “Como a placa do veículo é associada ao módulo recebido na entrada, é possível, portanto, descobrir a localização exata de um veículo, o que nenhum sistema existente nos shoppings atualmente faz”, acrescenta.

Da Poli