USP: Alunos da Poli aprendem Engenharia voando

Para melhor compreender a teoria, alunos realizam vôo à vela em Jundiaí

qui, 09/11/2006 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os alunos de 2º ano de Engenharia da Escola Politécnica da USP vão a campo, nos próximos dias 13 e 14 de novembro, checar, na prática, alguns dos fundamentos das disciplinas de Mecânica dos Fluidos I e Atividades Especiais em Engenharia Mecânica II. Para viabilizar a atividade, a Escola conta com a parceria do Aeroclube Politécnico de Planadores (APP), localizado em Jundiaí (SP) e com patrocínio da empresa Shell Aviation.

Segundo o prof. Dr. Antonio Luís de Campos Mariani, entusiasta da iniciativa, a atividade permitirá que os alunos compreendam melhor e discutam os conceitos de Mecânica de Fluidos de modo aplicado, por meio do vôo de planador. “Eles vão experimentar os fenômenos apresentados em sala de aula, percebendo, in loco, a interação do escoamento do ar com a aeronave”, comenta Mariani.

Além das aulas teóricas, os alunos também participaram de palestras durante o mês de outubro, ministradas pelo Eng. José Eduardo de Faria, politécnico, presidente do APP, que detalhou a experiência do vôo aos alunos. Agora, para a etapa prática, os alunos irão participar de um vôo de planador, com instrutor, onde será apresentado o comportamento da aeronave em movimento e a presença das forças, além da interferência de comandos em manobras seguras. “É uma atividade inovadora, que entendemos de grande valor para a motivação do aprendizado dos alunos. Ela viabiliza a integração entre a teoria e a prática, através do vôo”, finaliza o prof. Mariani.

Da USP