USP adota sistema de computação em nuvem

Instituição investiu cerca de R$ 200 milhões no novo sistema de armazenamento virtual de dados

qua, 19/09/2012 - 9h58 | Do Portal do Governo

Rotina em universidades do exterior como Harvard, Stanford e Massachusetts Institute of Technology (MIT), o sistema de computação em “nuvem” chegou à USP. A Universidade de São Paulo será a primeira universidade brasileira a utilizar intensiva e institucionalmente este sistema de computação.

Foram investidos cerca de R$ 200 milhões oriundos do orçamento da instituição. O novo sistema, batizado de Cloud USP facilitará o acesso, armazenamento e processamento de informações de docentes, alunos e funcionários

Os principais benefícios da iniciativa são a economia de recursos e a visibilidade da própria Universidade, que poderá atender questões de sustentabilidade como obsolescência, lixo eletrônico, energia, segurança digital e patrimonial, além de garantir cópias de segurança de todos os processos.

No armazenamento por nuvens, ao contrário do que acontece no armazenamento convencional, os arquivos não ficam concentrados em um único servidor, garantindo mais segurança e velocidade na troca de informações.

Do Portal do Governo do Estado