USP abre suas portas para os estudantes de Ensino Médio

A programação vai até o mês de novembro e oferece palestras e visitas monitoradas

qua, 07/03/2007 - 22h02 | Do Portal do Governo

O programa A Universidade e as Profissões, iniciativa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, abre, a partir de março, inscrições para seu Calendário de Visitas 2007. A programação vai até o mês de novembro e oferece palestras e visitas monitoradas aos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibular para que estes recebam informações sobre as carreiras e cursos da Universidade.

O objetivo do programa, desenvolvido desde 1990, é fornecer subsídios aos estudantes para a difícil escolha da carreira profissional. “Nas ocasiões das visitas, os docentes e alunos da USP recebem os estudantes e expõem suas opiniões, não só a respeito dos cursos, mas também sobre a Unidade a que pertencem, mostrando as diferentes atividades que nela se desenvolvem, tais como cursos de extensão, prestação de serviços à comunidade, promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos, entre outras”, avalia o pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Sedi Hirano.

São mais de 70 opções de visitas monitoradas a salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, e a outros setores da USP, tanto na capital como no interior do estado. A programação abrange, além de palestras, concertos da Orquestra Sinfônica da Universidade, visitas a museus e a outras unidades, como o Centro de Biologia Marinha, em São Sebastião. Outro destaque da programação são as Feiras de Profissões. Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, o programa realiza a II Feira de Profissões da USP no campus da capital e, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, a VII Feira de Profissões da USP nos campi do Interior, em Piracicaba.

Margarida de Mello Aires, coordenadora da Comissão Editorial do Programa A Universidade e as Profissões, ressalva a importância de que o aluno conheça as múltiplas possibilidades de carreiras oferecidas pela USP, não só na capital, mas também no interior do estado. “Assim, o estudante poderá tomar uma decisão coerente, depois de uma análise criteriosa do amplo leque de cursos oferecidas e suas áreas de atuação, o que contribui para diminuir a evasão na universidade”, justifica.

O Calendário de Visitas está disponível no site www.usp.br/prc/uniprof/visitas. Para participar, é necessário se inscrever por telefone. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas individualmente ou pelas escolas. Algumas Unidades têm número limitado de vagas, por isso, por garantia, é indicado que se faça a inscrição com antecedência. Maiores informações, e orientação sobre os lugares de divulgação do folder com a programação, pelos telefones (11) 3091-3511 ou 3091-3513.

 Da USP Online

(R.A.)