USP abre inscrições para programa de Pré-Iniciação Científica

Projeto pretende despertar a vocação científica e incentivar os talentos entre estudantes do ensino médio e profissionais da rede pública

sex, 10/04/2015 - 10h16 | Do Portal do Governo

Os interessados em participar da Pré-Iniciação Científica da USP podem se inscrever até o dia 30 de abril. O projeto tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar os talentos entre estudantes do ensino médio e profissionais da rede pública por meio da participação em atividades realizadas em laboratórios e grupos de pesquisa.

As inscrições no programa devem ser realizadas no Sistema Atena pelo docente responsável pela orientação do projeto. É necessário explicar um plano de trabalho em no máximo 3000 caracteres.

Requisitos

Os orientadores do projeto devem ser obrigatoriamente docentes da USP, possuir no mínimo o título de doutor e demonstrar experiência em atividades de pesquisa, artística ou em desenvolvimento tecnológico, ter produção profissional divulgada em revistas especializadas, livros, capítulo de livros, anais de encontros científicos, exposições, e adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução das atividades e estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Para os bolsistas, é necessário estar regularmente matriculado, durante a vigência da bolsa, no ensino médio ou profissional de escola pública, e não estar cursando o último ano do ensino médio no momento da implantação da bolsa, também possuir frequência igual ou superior a 80%, estar desvinculado do mercado de trabalho, ter currículo atualizado (cadastrado, enviado e publicado) na plataforma Lattes CNPq e apresentar histórico escolar. As bolsas serão concedidas por 12 meses podendo ser renovadas ao término do prazo. O valor mensal da bolsa será de R$ 100,00.

Mais informações podem ser acessadas no edital do programa.

Do Portal do Governo do Estado