USP abre inscrição para especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos

Curso forma profissionais com visão global dos problemas de saúde pública

qua, 17/10/2007 - 10h18 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos (VSAlim). Trata-se de curso multiprofissional que contempla os procedimentos utilizados na proteção e higiene de alimentos e nos mecanismos que envolvem as ações dos serviços públicos pertinentes à vigilância sanitária.

Estabelecimentos de refeições coletivas, restaurantes, lanchonetes, fast-foods, bares e comércio ambulante vêm se multiplicando rapidamente e encontram acolhida nos mais diversos grupos sociais, devido às distâncias entre moradia e trabalho. Em contrapartida, a indústria tem suprido a necessidade de consumo de pratos prontos e semiprontos de preparo rápido.

A constante emissão de documentos legais, nas três esferas de poder, constitui vasto campo de debate para os profissionais que atuam na área e necessitam estar permanentemente atualizados. Assim, esse curso pretende ser um foro de discussão e aprendizado, voltado às questões referentes à segurança alimentar, tanto das instituições públicas como privadas.

Objetivos – Ao final do curso, os profissionais terão adquirido visão global dos problemas de saúde pública que abrangem a produção, industrialização, distribuição e comercialização de alimentos, bem como os procedimentos utilizados na sua proteção. Serão capazes de identificar as doenças que os produtos in natura ou industrializados podem transmitir; caracterizar os riscos químicos; preparar manuais de boas práticas de fabricação; planejar, criar e executar ações pertinentes à VSAlim; analisar os documentos legais de VSAlim, entre outras atribuições. O curso compõe-se das disciplinas Fundamentos de Saúde Pública; Vigilância Sanitária; Epidemiologia das Doenças Transmitidas por Alimentos; Qualidade das Matérias-Primas; Segurança Alimentar; Instrumentos para a Gestão da Qualidade; e Prática de Vigilância Sanitária de Alimentos.

Com um ano de duração, o curso terá carga de 500 horas: 380 horas de aulas presenciais, 80 horas para visitas monitoradas e seminários e 40 horas para elaboração de monografia. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2008. As atividades didáticas serão de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas. 

Inscrições – As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro, das 9 às 15 horas. A taxa é de R$ 60. Os interessados deverão preencher ficha no Serviço de Alunos da FSP/USP. Ter formação universitária e experiência e/ou interesse na área de alimentos são pré-requisitos. O processo seletivo está previsto para o período de 28 a 30 de novembro, com entrevista e análise de currículo. O valor total do curso é de R$ 5.040,00. 

SERVIÇO

Local de inscrição: Serviços de Alunos da FSP/USP

Avenida Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César (Metrô Clínicas)

Informações pelos tels. (11) 3061-7787 e (11) 3081-9001 ou pelo site www.fsp.usp.br

Da Faculdade de Saúde Pública

(I.P.)