USP: Abertas as inscrições para a terceira edição da Semana de Geografia

Evento a ser realizado no mês de outubro, promoverá palestras, oficinas e apresentação de trabalhos desenvolvidos nas escolas

sex, 11/08/2006 - 13h11 | Do Portal do Governo

Em 2003, Jackeline Severina Bezerra Vicentini e seus amigos (todos alunos do curso de Geografia da Universidade de São Paulo), preocupados com o papel da faculdade nas questões sociais e na formação dos professores, apresentaram uma proposta: organizar uma semana de palestras e oficinas para professores e alunos das escolas públicas. Vários professores da faculdade aderiram à iniciativa e prontificaram-se a colaborar. Nascia a Semana de Geografia, que neste ano está na sua terceira edição. “Queríamos um evento para promover a aproximação da universidade com a instituição de ensino direcionada para a periferia de São Paulo”, explica Jackeline.

A professora de geografia urbana e uma das orientadoras do projeto, Glória da Anunciação Alves, ressalta: “Observamos, ainda, um discurso de que a escola pública só traz problema para a sociedade, mas ela oferece muito, e isso não é mostrado. Por isso orientamos as atividades para o ensino público”. Outro ponto notado pela professora é a prioridade que a universidade deu à pesquisa, em lugar da licenciatura. “Os cursos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP foram criados com a finalidade de formar professores da escola pública e isso foi sendo perdido ao longo de sua história. Queremos resgatar essa origem”, diz.

O coordenador do laboratório de ensino e de material didático, também orientador do evento, professor Francisco Capuano Scarlato, reitera que a idéia é “estimular o resgate da função da universidade pública com o estabelecimento escolar público”. Explica que existem estudos para que Semana de Geografia faça parte da grade curricular do curso de graduação e seja integrada nos estágios obrigatórios. Inaya Fukai Modler, estudante que participa da comissão organizadora, afirma: “A Semana quer trazer as questões vivenciadas nas escolas públicas e discutir qual o papel do professor de geografia nesse contexto”.

Diversas atividades 

As primeiras edições do evento ocorreram em 2003 e 2005. Entre os dias 23 e 26 de outubro, além da 3a Semana de Geografia, será realizado o 1o Encontro de Ensino de Geografia das Escolas Públicas de São Paulo. A exemplo dos anos anteriores, outras atividades estão previstas. O Núcleo de Estudos e Debates está organizando debates com temas dedicados à educação e ao ensino de Geografia. Serão realizadas, ainda, durante fins de semana dos meses de agosto e setembro, oficinas didático-pedagógicas ministradas por professores universitários, seus orientandos e professores da rede que desenvolvem projetos nessa área. Atividades culturais também estão previstas, com o objetivo de apresentar o que está sendo produzido nas escolas.

Na primeira edição, o período da manhã foi reservado para a formação de professores, com oficinas e palestras. À tarde foram apresentados trabalhos elaborados por alunos e professores da rede pública. Na segunda edição, a ênfase foi a formação de professores. Para a professora Glória, foi gratificante observar que os alunos sentiam-se orgulhosos por estar na Universidade de São Paulo. “Alunos de uma instituição pública de Capão Redondo diziam estar emocionados por entrar pela porta da frente da universidade e não pelos fundos”, recorda.

SERVIÇO

3a Semana de Geografia

Data: 23 a 26 de outubro

Local: Universidade de São Paulo – Departamento de Geografia:

Avenida Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária

Informações e inscrições no site www.geografia.fflch.usp.br/semangeo

Joice Henrique

Da Agência Imprensa Oficial