USP 1: Semana de Arte e Cultura vai apresentar mais de 120 atividades grátis

11ª edição do evento será realizada entre os dias 22 e 30, em vários endereços

sex, 15/09/2006 - 13h52 | Do Portal do Governo

Exposições, cinema, espetáculos, concertos, seminários e palestras estão na agenda da 11a Semana de Arte e Cultura promovida pela Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 22 e 30. As atividades artísticas e culturais ocorrerão simultaneamente nos câmpus da capital e do interior (Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos). Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O evento faz parte do calendário acadêmico da USP e reunirá mais de 120 atividades. A programação foi elaborada pelas diversas unidades da universidade a partir de iniciativas artísticas e culturais do cotidiano acadêmico.

Instituída pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a semana é um esforço da USP no sentido de acolher e aproximar a universidade da sociedade, e uma forma de divulgar as suas manifestações ao público em geral. Atende ainda ao projeto definido por seus fundadores, em 1934, de que a universidade pudesse contribuir para o desenvolvimento e difusão das artes e da cultura brasileira.Programa Nascente – Desde a sua primeira edição, em 1996, o evento funciona como painel das práticas artísticas e do patrimônio cultural presentes nos museus, institutos especializados, unidades de ensino e pesquisa e demais instâncias universitárias. A cada ano, consegue atrair número maior de pessoas. No primeiro dia do evento, haverá o lançamento da campanha Patrimônio Vivo, no Centro de Preservação Cultural. O mote da campanha é a conscientização do público sobre a necessidade de preservação dos bens culturais.

A abertura oficial, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, será no dia 23, às 19 horas. Na ocasião, haverá a divulgação dos vencedores e premiação do Programa Nascente, aberto à participação de todos os alunos da USP, em várias categorias artísticas. Em seguida, ocorrerá apresentação do audiovisual Quinta, de Antônio Linhares, e dos concertos Música Latino-Americana para Violão (erudita), de Marcelo Fernandes, e América Iorubá (música popular), de Marcelo Coelho.

Na programação das exposições, o destaque fica com a mostra temporária da origem da vida, no Museu de Zoologia, e os trabalhos de Alfredo Volpi exibidos pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC). Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a Escola de Artes, Ciência e Humanidades apresentará mesa-redonda para discutir arte, cultura e turismo, no dia 27, das 19 às 22 horas.

SERVIÇO

Mais informações e programação completa no site www.usp.br/cpc.

Endereços

* Centro de Preservação Cultural: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista

* Anfiteatro Camargo Guarnieri: Rua do Anfiteatro, 109 – Cidade Universitária

* Museu de Arte Contemporânea (MAC): Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária

* Escola de Artes, Ciência e Humanidades: Avenida Arlindo Bettio, 1.000 – Ermelino Matarazzo

* Casa de Dona Yayá: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista

* Museu de Zoologia: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga

* Instituto Oceanográfico: Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária

* Estação Ciência: Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa

Claudeci Martins

Da Agência Imprensa Oficial