Uso de imagem digital para seleção e classificação de frutas e hortaliças reduz perdas

Pesquisadores do Instituto Agronômico desenvolvem programa que reconhece tamanho, forma e volume das frutas e hortaliças

qua, 17/03/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Cerca de 20 a 30% das frutas e hortaliças produzidas no Brasil não chega até a mesa do consumidor. As perdas acontecem em toda a cadeia produtiva, porém, os maiores prejuízos são verificados na pós-colheita. De acordo com uma pesquisa, elaborada por Juliana Sanches e Antônio Carlos Loureiro Lino, do Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico – IAC/Apta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, as principais causas são embalagem, manuseio, transporte inadequados, técnicas de conservação incipientes e falta de seleção e padronização.

Nesse trabalho, os pesquisadores afirmam que, apesar da seleção e classificação serem um trabalho tradicionalmente manual, o mercado brasileiro está buscando a profissionalização. Para satisfazer as exigências de qualidade do setor, sistemas de classificação e caracterização estão sendo desenvolvidos por meio do uso de sensores e dispositivos eletrônicos.

A implementação tecnológica, no entanto, ainda é inviável devido ao alto custo de softwares, equipamentos e custos operacionais. Por isso, para estudar a adaptação de softwares com código-fonte aberto para habilitar o sistema de seleção e classificação das frutas e hortaliças, o IAC está desenvolvendo o  programa “Uso de Imagem Digital para Seleção e Classificação de Frutas e Hortaliças”.

Um dos projetos que faz parte desse programa já trouxe resultados promissores. É o projeto “Utilização da técnica de processamento de imagens para seleção e classificação de morangos” que, por meio de algoritmos, trata as imagens dos morangos captados, processando-as de maneira que a sua forma se tornasse evidente, permitindo o reconhecimento individual de cada fruto e possibilitando a determinação de suas dimensões.

Com os resultados obtidos neste projeto, é possível concluir que a técnica óptica pode ser uma saída para problemas relacionados à seleção de frutas e hortaliças, fornecendo maior agilidade e confiabilidade devido a sua precisão na seleção, além de baixo custo para a sua implantação.

O Brasil é responsável por 5% da produção mundial de frutas, o que coloca o País entre os três maiores produtores do mundo, atrás apenas da China e Índia. Em 2008, a produção superou a marca de 40 milhões de toneladas, sendo que o mercado de frutas frescas detém cerca de 47% do total produzido. Em relação às hortaliças, nos últimos dez anos a produção de hortaliças no país aumentou mais de 30% e a produtividade 38%.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento