Uso de capins mais produtivos pode elevar a produção de leite da região Oeste do Estado de São Paulo

No encontro também serão apresentadas alternativas para aumento da produção leiteira

sex, 23/03/2007 - 20h57 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores do Pólo Regional do Extremo Oeste, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam, no dia 30 de março, a “I Reunião Técnica: Perspectivas de uso do capim-elefante para propriedades leiteiras”, no qual serão apresentadas alternativas para aumento da produção leiteira em sistemas de pastagens por meio da intensificação do uso das plantas forrageiras.

Segundo a pesquisadora científica e coordenadora da reunião, Flávia Maria Erbetta de Andrade, o capim-elefante é uma boa opção de cultivo, tanto para pastejo em cultivares de médio e baixo porte, como para formação de capineiras, para forragem conservada na forma de silagem, para corte e para alimentação de animais, principalmente bezerros.

No evento, os pesquisadores de Pólos da Apta Regional, professores da ESALQ e palestrantes de empresas privadas, irão abordar temas como as estratégias de formação de pastagens, manejo de capins produtivos, sistemas de produção de leite em pastagens, sistema de pagamento de leite por qualidade e outros projetos realizados na região de Andradina.

Além das palestras, o evento oferecerá visitas ao campo, onde há experimentos para avaliação de milho e áreas de plantio de capim-elefante, que em parceria com a Embrapa Gado de Leite, visa identificar os melhores cultivares e lançá-los para os produtores da região. “Neste experimento, já existe os cultivares comerciais Guaçu, Roxo, Pioneiro e mais 31 em fase de testes, dentre os quais híbridos de capim-elefante e milheto e cultivares de porte anão”, diz Flávia.

A pesquisadora informa que o evento contará com parceria de empresas de defensivos para pastagens, de fertilizantes, do mercado lácteo e de empresas de irrigação para pequenas e grandes propriedades. Todas elas, juntamente com uma instituição financeira, estarão à disposição para divulgar as novidades do setor e os financiamentos acessíveis ao setor leiteiro.

Mais informações sobre o evento “I Reunião Técnica:Perspectivas de uso do capim-elefante em propriedades leiterias” com a pesquisadora científica Flávia Maria Erbetta de Andrade, pelo e-mail: fmeandrade@aptaregional.sp.gov.br

Serviço:

I Reunião Técnica: Perspectivas de uso do capim-elefante em propriedades leiterias.

Dia 30 de março – horário: 7:30 ás 17:00hs (com 2 horas de intervalo para almoço)

Pólo Regional do Extremo Oeste – UPD Andradina

Estrada Vicinal Nemezião de Souza Pereira, Km 06 – Timboré da Vista Alegre Andradina/SP

Fone: (18) 3722-3447/3722-6251

poloextremooeste@aptaregional.sp.gov.br 

Da Assessoria de Comunicação da Apta Regional

C.M