Usina Piratininga é a primeira termoelétrica a gás natural em São Paulo

Contrato entre Governo do Estado e Petrobras beneficiará 1,5 milhão de pessoas na Capital

ter, 23/01/2001 - 16h18 | Do Portal do Governo


Contrato entre Governo do Estado e Petrobras beneficiará 1,5 milhão de pessoas na Capital

A Usina Piratininga, no bairro de Pedreira, Zona Sul da Capital, passa a ser a primeira termoelétrica do Estado a produzir energia utilizando gás natural. As duas primeiras turbinas vão entrar em funcionamento até dezembro de 2001. O governador em exercício, Geraldo
Alckmin, e o ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, participaram nesta terça-feira, dia 23, da cerimônia de assinatura neste sentido, por meio da constituição de consórcio do Governo de São Paulo com a Petrobras.

A execução de ampliação e modernização da usina ficará a cargo da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), empresa ligada ao Governo do Estado, e da Petrobras.

A primeira fase do projeto inclui a instalação de quatro turbinas de gás natural, num total de 400 Mw, que serão acrescidos aos 470 Mw já instalados. Na segunda fase serão acrescidos mais 400 Mw, totalizando 1.272 mw de capacidade final instalada. A modernização da usina irá aumentar a confiabilidade técnica entre o usuário e o fornecedor da região metropolitana de São Paulo.

“Além de poluir menos, esta usina vai beneficiar 1,5 milhão de pessoas na Capital”, afirmou Alckmin. O governador em exercício, destacou que o governo Mário Covas deu um passo histórico no setor hidroelétrico fazendo mais de dois mil megawatts. Terminado Porto Primavera serão adicionados outros mil megawatts. “Um passo importante na privatização. Outro passo fundamental para o ambiente é a despoluição do rio Pinheiros e a possibilidade da água voltar para a represa Billings despoluída e gerar energia por meio da usina Henry Borden”, afirmou.

O ministro Rodolpho Tourinho agradeceu a dedicação e a pronta intervenção do Governo do Estado para a viabilização dos projetos. “Nossa posição hoje é diferente do que era há dois anos. Tenho a certeza que a presença de São Paulo foi muito importante na solução de todos os nosso problemas”.

Tourinho não poupou elogios ao governador Mário Covas. “A firmeza com que ele enfrenta esta diversidade física é a mesma que o permitiu sustentar a coerência de suas convicções: Mário Covas homem e Mário Covas político é um só. Ele nunca hesitou em colocar, mesmo acima de seu bem estar, a defesa dos interesses do povo de São Paulo e do povo brasileiro”, enfatizou.

O consórcio vai permitir a ampliação e a troca de todo o combustível, que hoje é o óleo para gás natural, informou o secretário de Energia, Mauro Arce. “O principal benefício é ambiental. Nós vamos gerar mais energia melhorando as qualidades ambientais. Esse projeto faz parte do programa não prioritário mas sim, emergencial gerido pelo Ministério das Minas e Energia que prevê a entrada em operação da ampliação da capacidade instalada”.

O presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, afirmou que a Usina Piratininga está fazendo energia por meio das turbinas a gás natural que é uma fonte limpa de energia. ‘As condições ambientais serão mais eficientes e melhores. Está tudo pronto para que as obras comecem o mais rápido possível produzindo o máximo’, adiantou.

Gláucia Basile / Valéria Cintra