Usina Hidrelétrica Sérgio Motta está operando com 1.008 megawatts de potência

Acionamento oficial da 10ª turbina foi acompanhado pelo presidente da República e pelo governador de São Paulo, nesta sexta-feira, dia 20

sex, 20/07/2001 - 16h08 | Do Portal do Governo

Acionamento oficial da 10ª turbina foi acompanhado pelo presidente da República e pelo governador de São Paulo, nesta sexta-feira, dia 20

A Usina Sérgio Motta (Porto Primavera), localizada no município de Rosana – na divisa do Estado de São Paulo com Mato Grosso do Sul –, já está com 10 unidades geradoras em funcionamento, produzindo 1.008 megawatts de energia. O acionamento oficial da 10ª turbina foi acompanhado pelo presidente da República e pelo governador de São Paulo, em visita à cidade nesta sexta-feira, dia 20.

De acordo com o presidente da República, o consumo de energia está sendo reduzido em todo o País. “A população está economizando e, com isso, afastando o fantasma do apagão”, afirmou. O governador também elogiou a redução do consumo em São Paulo e anunciou que o Governo do Estado está analisando novas formas de geração de energia. Segundo ele, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesp) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ambos vinculados à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, estão desenvolvendo projetos alternativos no setor. Em um deles, a queima do bagaço de cana-de-açúcar poderá aumentar o potencial energético do Estado.

A história da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta mostra que somente nos últimos anos a geração de energia passou a ter atenção do Governo. O início da construção foi em junho de 1980, mas a primeira turbina só foi colocada em operação em 1999. O presidente da República lembrou que as máquinas ficaram paradas no local cerca de 20 anos por descaso, falta de planejamento e problemas de corrupção. “Esses fatores impediam que o Brasil fizesse seus grandes empreendimentos”, disse.

A instalação da décima turbina possibilitou a geração de mais 100 megawatts de energia, número suficiente para abastecer uma cidade com 400 mil habitantes, como São José do Rio Preto. Até o mês de setembro de 2002, a Usina Sérgio Motta deverá estar operando com mais quatro turbinas. De acordo com o cronograma divulgado pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a 11ª turbina deverá entrar em operação no dia 30 de setembro; a 12ª, em 31 de janeiro de 2002; a 13ª, em 31 de maio; e a 14ª, em 30 de setembro.

O secretário estadual da Energia lembrou que já foram investidos cerca de R$ 13 bilhões na Usina. Atualmente, ela responde por 2,5% da potência instalada na região Sudeste do Brasil e por 7,5% do parque gerador do Estado de São Paulo. O governador paulista destacou que o cronograma de entrega das unidades geradoras está sendo cumprido pelo Governo do Estado e, em alguns casos, até antecipado.

Segundo o presidente, o projeto prevê a instalação de 18 turbinas no local, para gerar 1.814 megawatts. “É uma contribuição muito expressiva, pois com isso será possível abastecer cinco cidades do porte de Campinas”, comparou. Ele afirmou que entre os anos 2000 e 2003 o sistema energético brasileiro somará um total de 7.800 megawatts a mais de energia gerada por hidrelétricas. O presidente disse ainda que, quando assumiu a presidência, em 1995, o Brasil tinha 23 obras de usinas paradas e que, deste total, 16 estão operando e quatro estão com as obras em andamento. “Equivocam-se os que pensam que o Brasil deixou de olhar para o setor energético”, justificou.

O presidente da República destacou a importância dada pelo governador Mário Covas à geração de energia e também homenageou o ex-ministro das Comunicações, Sérgio Motta. “Esses dois homens ajudaram a marcar o Brasil mais decente e digno e um Brasil que crê nele próprio”, afirmou. Ele também agradeceu aos ministros da Comunicação e da Integração Nacional, que o acompanharam durante a cerimônia, pelo envolvimento com a criação da Usina. O ministro da Comunicação foi presidente da Cesp, e o da Integração Nacional, na época em que era governador de Mato Grosso do Sul, cedeu grandes áreas do Estado para formação do lago da Usina.

Além da geração de energia, a Usina Sérgio Motta conta com um moderno sistema de transposição, formado por escada e elevador, para que os peixes vençam o desnível do Rio Paraná durante a época da Piracema. Este é o único sistema deste gênero em funcionamento no País.

Gislene Lima / Rogério Vaquero