Urologia do HC inaugura unidade ambulatorial e beneficia idosos

A solenidade acontece na segunda, 2, às 11h, no Prédio dos Ambulatórios do HC

qua, 25/02/2009 - 19h15 | Do Portal do Governo

Na segunda-feira, 2 de março, a Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugura as novas instalações da sua unidade ambulatorial e colocará em prática projeto que privilegiará a assistência urológica ao idoso. A solenidade acontece às 11h, no Prédio dos Ambulatórios (5º andar) do Instituto Central do HC.

A unidade recebeu investimentos de R$ 2,7 milhões para oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde atendimento técnico altamente qualificado e tratamento humanístico. “Binômio fundamental para que o médico possa exercer, em sua maior dimensão, o seu papel social, enfatiza o prof. Titular da Urologia, Miguel Srougi.

Como exemplo, a partir de março, os pacientes em tratamento urológico, com idade igual ou superior a 75 anos, passarão a receber, no mesmo dia da consulta, toda a assistência ambulatorial necessária na própria unidade. Atualmente esses pacientes levam, em média, três meses, entre retorno, agendamento de exames e realização de procedimentos.

A reestruturação da área permitiu a construção de 15 consultórios, três a mais dos existentes, e de salas com recursos sofisticados para diagnósticos e intervenções minimamente invasivas, guiadas por imagem.

No local serão realizados estudos urodinâmicos, endoscopia, manipulações transuretrais, biópsias percutâneas, exames de ultrassom e radiológicos.

Além disso, a unidade será interligada por sistemas de comunicação e armazenamento eletrônico de dados que irão agilizar o atendimento médico e facilitar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Um moderno equipamento de transmissão de dados e imagens também irá poupar tempo e permear todo o processo de ensino médico no local.

Reforma

As obras de reforma levaram sete meses. A unidade ganhou arquitetura e decoração que proporcionam conforto e tornam o ambiente menos traumático a permanência de pacientes e acompanhantes.

A recepção conta com sete guichês e as áreas de serviço social e psicologia, enfermagem, distribuição de medicamentos, coleta para exames e voluntariado com móveis com design avançado que propiciam beleza e requinte aos ambientes.

Completa a modernização, a instalação de TV LCD de 52 polegadas na sala de espera e de som ambiente em toda a unidade.

A Divisão de Urologia atende pacientes com câncer de próstata, extrofia vesical, tumores, disfunção sexual entre outras patologias graves que exigem recursos terciários.

Em 2008 foram 45,5 mil atendimentos, 3.341 cirurgias, 163 transplantes de rim e uretra.

Do Hospital das Clínicas