Urban Age entrega prêmio a trabalho sobre São Paulo

"Do Cortiço da Rua Solón ao Edifício União" foi o projeto vencedor

qua, 03/12/2008 - 16h39 | Do Portal do Governo

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador José Serra, foi entregue nesta quarta-feira, 3, o II Deutsche Bank Urban Age Award, premiação com o objetivo de despertar o interesse e a criatividade dos paulistanos para resolver os problemas da maior e mais complexa cidade da América do Sul. Dos 133 inscritos, 12 trabalhos concorreram ao prêmio de 100 mil dólares, e o vencedor, anunciado no evento desta noite, foi o projeto “Do Cortiço da Rua Solón ao Edifício União”.

“É um prêmio que estimula a criatividade das organizações não-governamentais, associações de bairro, pessoas e empresas em matéria urbana; soluções simples que ajudam a melhorar aspectos da nossa cidade. É muito importante despertar e estimular esta criatividade porque, de repente, a gente vê soluções incríveis, baratas e boas para melhorar a vida das pessoas em grandes cidades, como é o caso de São Paulo e outras tantas”, observou Serra.

Os concorrentes foram selecionados por um júri de especialistas em urbanismo e formadores de opinião com conhecimento de diversas comunidades urbanas, formado pelo ex-jogador Raí, a cineasta Tata Amaral, a curadora de arte Lisette Lagnado, o arquiteto Fernando Mello de Franco e os especialistas internacionais Anthony Williams, ex-prefeito de Washington, e Ricky Burdett, especialista em urbanismo da London School of Economics.

Foram escolhidos os seguintes concorrentes: Cora Garrido Boxe, da Mooca; Instituto Acaia, da Vila Leopoldina; BioUrban, organizado por Jeff Anderson, na Favela Mauro, no Bairro da Saúde; Espaço de Cultura COHAB Raposo Tavares, na Raposo Tavares; União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis; Kinoform, projeto itinerante de cinema ao ar livre; Associação Cidade Escola Aprendiz, da Vila Madalena; Projeto de Inclusão Social Urbana Nós do Centro; Rede Cultural Beija-Flor, de Diadema; Do Cortiço da Rua Sólon ao Edifício União, do Bom Retiro;  Praças da Paz Sulamérica, organizado pela Sou da Paz, em várias áreas de São Paulo, e Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança, da Vila Nova/Pantanal.

Conferência Sul-Americana

A premiação no Palácio dos Bandeirantes marca a abertura da Conferência Sul-Americana Urban Age, iniciativa da Alfred Herrehausen Society, fundação do Deutsche Bank e da London School of Economics, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Paulo, USP e Centro de Estudo de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas, que acontecerá amanhã e depois em São Paulo.

A Conferência faz parte de uma investigação mundial sobre o futuro das cidades. Durante dois dias, na Sala São Paulo, autoridades e especialistas debatem sobre os temas Contexto Global Urbano; Cidades Seguras e Inclusivas; Projetos de Cidades Seguras e Inclusivas; Políticas de Mobilidade; Mudança Climática e as Cidades; Projetos sobre Mudança Climática e as Cidades; Negociando o Projeto da Cidade.

Especificamente sobre São Paulo, serão abordados os temas Pesquisa da Urban Age sobre São Paulo; Tornando São Paulo mais segura; Estratégias de Prevenção de Crimes em São Paulo; Guarapiranga, S. Paulo: Recuperação Econômica da Periferia; Estratégia de 2025 para o Transporte em São Paulo; A Agenda Ambiental de São Paulo; Projeto Vazios de Água em São Paulo; Eco-construções para São Paulo; São Paulo: Articulando o Público e o Privado; São Paulo: novas intervenções urbanas e São Paulo: Diagonal Sul.

Urban Age

A Urban Age (em tradução livre Era Urbana) é uma organização com o objetivo de moldar o pensamento e a prática de lideranças urbanas para o desenvolvimento urbano sustentado. Ela reúne profissionais de várias e diferentes disciplinas, como sociólogos, economistas, cientistas políticos, planejadores, arquitetos, especialistas em transportes e engenheiros, em diálogos com responsáveis pela decisões políticas das cidades.

Desde 2005, quando foi criada, a Urban Age já promoveu conferências como a de São Paulo em Nova York, Xangai, Londres, Cidade do México, Joanesburgo, Berlim e Mumbai. Esses encontros discutem como a cidade deve ser estudada, planejada e administrada no século 21.