Univesp TV apresenta única entrevista de Gilles Deleuze

Programa de hoje mostra idéias do filósofo francês

ter, 28/04/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Univesp TV de hoje, 28, às 23h10, apresenta pela primeira vez na tevê aberta brasileira trechos de uma única entrevista que o filósofo francês Gilles Deleuze deu à televisão, durante a série conhecida como ABC de Gilles Deleuze, gravada em 1988.

O programa é o espaço reservado na TV Cultura para mostrar a programação do novo canal digital da Fundação Padre Anchieta, criado para apoiar o aprendizado dos futuros alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

O novo canal educativo digital também reserva espaço para documentários, filmes e entrevistas de interesse geral como as que serão apresentadas no próximo Univesp TV.

O primeiro bloco é dedicado a Jean-Pierre Vernant, sobre a vida dos gregos antigos e o nascimento da filosofia. Os outros três blocos são dedicados a Gilles Deleuze, que faleceu em 1995, aos 70 anos. Na única entrevista que concedeu à televisão, ele estava com 64 anos. As sete horas de conversas com a amiga e ex-aluna Claire Parnet se transformaram na série chamada ABC de Gilles Deleuze. A série ganhou este nome devido ao fato de o filósofo ter explanado a respeito das palavras, por ordem alfabética. Deleuze toca em pontos centrais de sua obra, mostrando a proximidade entre filosofia e Literatura; e trata de temas como o poder dos médicos, a velhice e a fragilidade.

O programa
O Univesp TV é apresentado pela jornalista Mônica Teixeira e veiculado todas as terças-feiras, às 23h10, com programação educativo-cultural do canal digital que a Fundação Padre Anchieta criou para apoiar a Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Da Secretaria de Ensino Superior