Univesp terá mil vagas de graduação para alunos premiados em iniciativa da USP

Anúncio foi feito em cerimônia de premiação de estudantes mais bem classificados na Competição USP de Conhecimentos 2019

sex, 25/10/2019 - 9h36 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Os estudantes do Ensino Médio da rede pública que participaram da cerimônia de premiação da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), realizada no campus de São Paulo, nesta terça-feira (22), receberam uma boa notícia. A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferecerá, para 2021, mil vagas para os alunos do 3º ano que tiverem melhor desempenho na competição no ano que vem.

Mantida pelo Governo do Estado, a Univesp é uma instituição de ensino superior, reconhecida pela atuação na educação a distância. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Rodolfo Azevedo. “Vocês, alunos, aceitaram o desafio de participar de uma competição que só vai acrescentar na vida de todos. Somos movidos a desafios, e eu, como presidente da Univesp, aceitei o desafio, para o ano que vem, de destinar mil vagas aos mais bem colocados da CUCo”, destacou.

“No próximo processo seletivo, vamos oferecer outros cursos e expandir ainda mais. Nosso lema é levar graduação de qualidade para perto do estudante”, acrescentou ao Jornal da USP o presidente da Univesp, que conta com 373 polos distribuídos em 316 municípios do Estado.

A instituição oferece cursos de graduação nas áreas de  Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Pedagogia, Letras em Habilitação em Língua Portuguesa, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, além de um curso de extensão em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Parceria

O vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Carlos Hernandes, celebrou a parceria. “Os participantes da competição poderão ganhar um presente valioso, que é uma vaga em universidade pública. Os estudantes aqui presentes se destacaram entre 140 mil inscritos na competição. Gostaria de parabenizar todos que trabalharam para fazer esse projeto caminhar. Temos que valorizar a escola pública”, ressaltou ao Jornal da USP.

A CUCo integra o Programa Vem pra USP!, que busca incentivar os estudantes do Ensino Médio público da rede estadual a ingressar nos cursos de graduação da universidade e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho escolar.

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, a USP e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A iniciativa também teve a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio Artur Zoadelli, da cidade de Sumaré, participou da premiação em São Paulo. O estudante recebeu a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fuvest e optou pelo curso de História.

“A experiência me treinou para as provas do vestibular e até mesmo para o Enem. Eu recomendo, aos próximos que virão, que participem da competição”, disse ao Jornal da USP.

Premiação

Neste ano, ao todo, foram cerca de 140 mil inscritos, 7.182 premiados dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e mais de 3,7 mil escolas envolvidas. Cursos e monitorias on-line, isenção da taxa do vestibular, visitas aos campi da USP, certificados e possibilidade de estágios e pré-iniciação científica fazem parte da premiação.

No programa, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 529 mil em isenções da taxa do vestibular da Fuvest (para os alunos do 3º ano mais bem classificados) e R$ 65 mil para as escolas e os grêmios com maior índice de participação. As instituições premiadas foram a Escola Técnica Estadual (Etec) da cidade de Registro e a Escola Estadual Sebastião Oliveira Rocha, de São Carlos.

“Aos que competem, o prêmio é continuar estudando. A iniciativa é uma oportunidade, a janela para um novo mundo, um processo de mudança cultural”, afirmou ao Jornal da USP o coordenador da competição e educador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, Herbert Alexandre João.