Univesp sedia encontro com membros do governo de Moçambique

Reunião permitiu a troca de experiências entre as nações; visitantes conheceram o modelo pedagógico da universidade

seg, 04/06/2018 - 12h11 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) recebeu, na última quarta-feira (30), a visita de um grupo formado por quatro representantes do Ministério da Saúde de Moçambique. O encontro ocorreu na sede da instituição e a delegação do país africano foi acompanhada pela presidente da Univesp, a pedagoga Fernanda Gouveia.

Promovida por Agnaldo Arroio, professor de Química da universidade, a reunião permitiu a troca de experiências entre as nações. Na ocasião, os visitantes conheceram o modelo pedagógico e o plano de expansão da Univesp. A iniciativa teve o objetivo de implantar em Moçambique um programa de educação a distância, voltado à área da saúde pública, com auxílio e experiência dos profissionais da instituição brasileira.

Recursos

Na avaliação do chefe da Repartição de Ecologia e Ensino a Distância de Moçambique, Lopes Bernardo Uane, a Univesp representa a inovação, com todo os recursos digitais. “Já oferecemos educação a distância em nosso país, porém não utilizamos muito a tecnologia. Nossos materiais são todos textuais. Queremos aprender como são desenvolvidos os conteúdos para aplicá-los de acordo com a nossa realidade”, destaca.

“Estamos trabalhando para oferecer pós-graduação a distância em nosso país. Os médicos, enfermeiros e outros integrantes da área estão desatualizados e não têm tempo para frequentar uma universidade ou ficar horas fora de sua atuação. O número de recursos humanos na saúde é baixo, a qualificação a distância seria uma saída para capacitar sem que ocorra a locomoção”, ressalta o chefe de Especialização Médica e Pós-graduação do Ministério da Saúde, Custódio Martinho Gabriel.

Durante o encontro, Fernanda Gouveia colocou a equipe técnica da Univesp à disposição dos órgãos moçambicanos para ajudar na operação de um novo núcleo de ensino a distância. “Sempre que precisarem, a universidade estará de portas abertas. A troca e o compartilhamento de experiências são imprescindíveis para aprimorar o conhecimento”, ressaltou a presidente da Univesp.