Univesp e Unicamp firmam acordo para a produção de cursos a distância

Além do compartilhamento de conteúdo, o termo tem como objetivo a elaboração conjunta de edital para credenciar docentes

seg, 16/04/2018 - 16h07 | Do Portal do Governo

A presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Maria Alice Carraturi, e o reitor da Universidade de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, assinaram na última quinta-feira (12), na sede da universidade do interior paulista, um convênio entre as instituições. O acordo prevê a produção de material multimídia, conteúdos audiovisuais e de texto, para uso em disciplinas e nas atividades acadêmicas de graduação e pós-graduação da Univesp e Unicamp.

Além da produção de materiais e conteúdo, o termo tem como objetivo a elaboração conjunta de edital para o credenciamento de docentes. Caberá à Unicamp selecionar, em seu quadro permanente, os professores que vão desenvolver, acompanhar e supervisionar a oferta das disciplinas dos cursos de graduação da Univesp.

A Universidade Virtual articulará debates voltados ao desenvolvimento dos cursos e oferecer bolsas de incentivo à docência e à pesquisa para docentes e colaboradores da instituição. O convênio terá prazo de cinco anos.

De acordo com Maria Alice Carraturi, os convênios com as universidades públicas paulistas reforçam a qualidade dos cursos. “Já assinamos com a USP, Unesp e agora com a Unicamp. Fico muito feliz com essas parcerias, que fortalecem o nosso compromisso em garantir uma educação superior a distância de qualidade, com as chancelas das mais renomadas instituições do Brasil”, ressalta.

Segundo Marcelo Knobel, a parceria é importante para a troca de experiências. “Os docentes da Unicamp auxiliarão no desenvolvimento dos cursos a distância. Vamos compartilhar o nosso conhecimento, assim como podemos criar uma disciplina com o apoio metodológico e tecnológico da Univesp. Para a Unicamp, é fundamental contribuir com essa ideia inovadora de formação, que abrange diversas regiões do Estado”, explica.

Inova Unicamp

Após a solenidade, a professora Maria Alice Carraturi visitou a Inova, agência de inovação da Unicamp, criada em 23 de julho de 2003, com o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da instituição com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento.

A Inova possui 984 patentes vigentes, 801 tecnologias protegidas, 16 empresas incubadas e já movimentou R$ 1.937.305 em investimentos.