Univesp e Educar DPaschoal anunciam os vencedores do Prêmio Trote Cidadão Paulista

Projeto campeão é do polo de Santa Cruz das Palmeiras; finalistas foram divulgados em live realizada na segunda-feira (8)

dom, 14/06/2020 - 12h32 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Fundação Educar DPaschoal revelaram, na última segunda-feira (8), as três primeiras colocações do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020. O anúncio foi feito em live no YouTube, com a participação da diretoria da universidade, representantes da Fundação Educar DPaschoal e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

A premiação finalizou a edição deste ano com a inscrição de 70 projetos de 52 polos de ensino da capital, interior e litoral do Estado. Devido à pandemia de COVID- 19, nem todos os projetos inscritos puderam ser concluídos. Foram enviados 37 relatórios finais, avaliados por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da universidade, Secretaria e da Fundação Educar DPaschoal.

Ganhadores

O grande vencedor do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 foi o polo de Santa Cruz das Palmeiras, com o projeto “Mãos da Praça”, dos alunos Aline Albano, Elaine Alves, Henrique Traldi e Natália dos Santos, com o apoio do orientador do polo Murilo Henrique Venâncio.

Os estudantes desenvolveram, no início de março, diversas atividades para revitalizar a praça Ernesto José Bordoni, local que estava abandonado e sendo utilizado para descarte de lixo. Outro motivo que incentivou os discentes a desenvolver ações no espaço público foi a falta de entretenimento para as famílias da região.

Junto com a comunidade, os estudantes pintaram a quadra poliesportiva, a mureta da quadra, jogos na calçada, realizaram serviços de jardinagem, plantação de mudas de árvores e lavandas, substituíram bancos quebrados e instalaram lixeiras.

No dia da ação, ainda montaram tendas para orientação quanto ao uso consciente da água, dicas de cuidados básicos de saúde, incentivo à adoção de animais e distribuição de pipoca e sorvete para as crianças.

Mais projetos

Em segundo lugar ficou o polo de Borborema, com o projeto “Pedal e Caminhada Literária: Passos para o Futuro”. A ação teve o objetivo de arrecadar livros para a criação de uma biblioteca pública. Na terceira colocação, foi premiado o polo de Vinhedo, com a iniciativa “#Vem Comigo- Orientação Vocacional”, voltado aos jovens do ensino médio de escolas públicas da região.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o Prêmio alcançou o objetivo de fomentar o voluntariado e despertar nos estudantes o empreendedorismo social. “Hoje, premiamos os principais trabalhos planejados e executados por nossos alunos e orientadores de polo. Foram iniciativas que tiveram engajamento com as populações locais e com temas relevantes para a sociedade. Quero parabenizar todos os inscritos na premiação e agradecer a parceria da Fundação Educar DPaschoal, fundamental para o sucesso desta edição”, afirmou.

De acordo com a gestora da Fundação, Camila Figueiredo, os critérios para a seleção dos melhores projetos foram baseados, entre outros, na inovação e originalidade da proposta, execução e potencial de replicabilidade, capacidade de sensibilização e compromisso da comunidade acadêmica, impactos ambientais, sociais e econômicos regionais.

Os vencedores serão convidados para um workshop sobre Inovação Social em São Paulo, com data a ser definida no fim da pandemia de COVID-19. Os contemplados terão direito a uma noite de hospedagem na cidade e alimentação durante a participação no evento.

Inovação

Segundo o subsecretário de Trabalho, Renda e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Ademar Bueno, o Prêmio Trote Cidadão Paulista é um projeto inovador. “Acredito no empreendedorismo social, na educação pela cidadania e tenho certeza de que a educação a distância vai ajudar a reconstruir nosso país, principalmente por realizar iniciativas como essa premiação. Parabéns aos finalistas e a todos os inscritos”, ressaltou.

A diretora acadêmica da Univesp, Simone Telles, agradeceu à participação dos alunos, orientadores de polo, de toda a equipe da universidade e parceiros. “São sonhos e ideias que só concretizam pela realização de um trabalho feito em conjunto. Muito obrigada pelo empenho e carinho de cada um de vocês. Estou muito satisfeita com o resultado positivo alcançado”, pontuou a professora.

No fim da transmissão ao vivo, a diretora-executiva da Fundação Educar DPaschoal, Isabela Pascoal Becker, deixou um desafio aos alunos participantes desta edição. “Sejam replicadores de boas ações e convidem mais jovens, mais estudantes para o próximo ano. Vamos fazer a diferença”, disse.

Confira os 12 melhores projetos do Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 (por ordem alfabética):

Anhembi – Mutirão Sustentável: por uma Anhembi Melhor
Areias – Adote uma Praça
Avaré – Calouro Solidário não Deixa o VoVô Solitário
Borborema – Pedal e Caminhada Literária: Passos para o Futuro
Caçapava – #Faça- A Univesp Não é Tanto Faz!
Guarujá – Atualizar e Compartilhar
Mairiporã – Disseminação da Metodologia 5S no Município
Marília – Univesp Doa Sangue e Ganha Amor
Piracaia – Plantar Sonhos e Semear Conhecimento
Pirassununga – Aplica +60
Santa Cruz das Palmeiras – Mãos na Praça
Vinhedo – #Vem Comigo – Orientação Vocacional