Univesp cria cursos online para alunos das Etecs e Fatecs

Alunos do Centro Paula Souza da Grande São Paulo vão receber formação em inglês e espanhol

seg, 19/10/2009 - 16h02 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) começa a oferecer nesta segunda-feira, 19, as atividades extracurriculares online de idiomas para alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – ingressantes em 2008 e 2009 – e para estudantes do 1º semestre do curso técnico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) das unidades da Região Metropolitana de São Paulo. Participam das aulas os alunos que tenham se inscrito previamente.

Ao todo, são 10 mil vagas a serem ocupadas em duas etapas. Na primeira, aproximadamente 4 mil alunos farão o curso de inglês e 1.440 o de espanhol. Na segunda etapa, outros 3,5 mil alunos serão atendidos pelo curso de inglês e 1.060 pelo de espanhol.

Com duração de 34 semanas, composto por dois semestres de 17 semanas, cada curso exige dedicação de três a quatro horas semanais, em média. Os alunos que não tenham computador com internet na residência terão à disposição laboratórios e salas de informática nas Etecs e Fatecs. Os conteúdos – produzidos pela Casa Thomas Jefferson (inglês) e pelo Instituto Miguel de Cervantes (espanhol) – serão supervisionados, nesta primeira etapa, por 59 professores-tutores de inglês e por 19 professores-tutores de espanhol.

Os cursos são online com encontros programados entre alunos e professores em chats e fóruns – as chamadas “atividades síncronas”. Os alunos contam ainda com material de apoio, como filmes em inglês e espanhol, divulgado no canal digital Univesp TV, criado especialmente pela Fundação Padre Anchieta para o programa Univesp. Para assistir à Univesp TV, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora de São Paulo, o sinal pode ser captado pelas parabólicas digitais na polarização Vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).

“Os cursos de inglês e espanhol a serem oferecidos pela Univesp, em parceria com as Fatecs e Etecs, têm como objetivo complementar a formação dos alunos dessas instituições, contribuindo para consolidar o conhecimento científico e tecnológico que caracteriza o processo de seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, ressalta o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo Carlos Vogt, responsável pela coordenação do programa Univesp.

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, “a parceria promove a inclusão desses alunos uma vez que traz oportunidade de iniciação em um segundo ou terceiro idioma, conhecimento de grande valia para o desempenho profissional”.

Curso de inglês e espanhol em números

– Total de vagas: 10 mil (7,5 mil para inglês e 2,5 mil para espanhol)
– Duração: 34 semanas, em dois semestres de 17 semanas
– Início da primeira etapa: 19 de outubro de 2009 (inglês e espanhol). Término: 27 de novembro de 2010 (inglês) e 4 de setembro de 2010 (espanhol).
– Vagas na primeira etapa: 4 mil vagas para inglês (100 turmas de 40 alunos cada) e 1.440 para espanhol (36 turmas de 40 alunos cada).
– Vagas na segunda etapa: 3,5 mil para inglês e 1.060 vagas para espanhol

Do Centro Paula Souza