Universidades: UNESP recebe concessão de TV Digital

Projeto abrange todo o Estado de São Paulo

qui, 29/06/2006 - 18h07 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 28/06, o ministro das Comunicações Hélio Costa assinou a concessão que permite a UNESP ser geradora de sinal de TV digital. O evento aconteceu no gabinete do Ministério, em Brasília, DF, com a presença do reitor Marcos Macari, do senador Aluísio Mercadante e da deputada federal Mariângela Duarte.

Na cerimônia, Macari explicou que o projeto da TV Digital da UNESP abrangerá todo o estado de São Paulo e terá um custo de implantação de R$ 22 milhões. “O projeto de TV Educativa que a UNESP apresentou para o Ministério das Comunicações foi concebido para ter um conteúdo educacional que abrange desde a pré-escola até o ensino superior. Tem também a preocupação com a formação de recursos humanos para trabalhar com a nova tecnologia digital e também educar o telespectador para as possibilidades de interatividade”.

A TV digital utilizará uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores brasileiros de 92 instituições públicas e privadas, e o sistema de modulação digital japonês. Segundo Costa, o sinal começará ser gerado dentro de seis meses. A geradora do sinal da TV estará localizada na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP, campus de Bauru, e terá cinco retransmissoras nas cidades de Presidente Prudente, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, todas dentro dos campi da UNESP.

Para o ministro Hélio Costa, com o advento da tecnologia digital, acontecerá a verdadeira democratização da TV no País. E a UNESP, como instituição pública de ensino que desde muitos anos promove a inclusão universitária, tem um papel predominante na implantação desta tecnologia. “O projeto da UNESP fortalecerá a educação a distância, além da formação de recursos humanos para essa tecnologia. Ao assinar essa concessão, que eu considero como parceria, fortalece-se a TV pública brasileira”, afirmou.

Da Unesp