Universidades estaduais entram no Emprega São Paulo

USP, Unicamp e Unesp oferecerão posições de trabalho e incluirão seus alunos entre os candidatos a vagas

sex, 06/03/2009 - 8h47 | Do Portal do Governo

O Programa Emprega São Paulo, ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela Internet, contará agora com o envolvimento direto das universidades públicas paulistas. USP, Unicamp e Unesp atuarão tanto na oferta de posições de trabalho em seus câmpus quanto na qualificação do grande banco de currículos profissionais do programa, ao incluir seus alunos entre os candidatos a vagas de trabalho.

Os secretários estaduais de Ensino Superior e do Emprego e Relações do Trabalho definiram, com a participação dos reitores das três universidades, as formas de participação das instituições no programa, lançado pelo governo do Estado no mês de novembro.

O novo sistema tornará mais rápida e simples a busca de recolocação no mercado de trabalho e também oferecerá novos subsídios aos empregadores que precisam de mão-de-obra.

Depois de se cadastrar no site do programa, o candidato pode acessar, gratuitamente, por meio de uma senha, as vagas mais adequadas ao seu perfil. O empregador (pessoa física ou jurídica) poderá anunciar as vagas, também sem nenhum custo.

Feito o cadastro, tem acesso a extensa lista de profissionais e busca os candidatos que julgar mais apropriados às vagas que deseja preencher. O sistema reúne 685 mil currículos de candidatos a vagas, 370 mil vagas cadastradas, 30 mil candidatos colocados e quase 13 mil vagas atualmente em oferta.

A participação das universidades públicas estenderá o alcance do programa, já que a Unesp possui câmpus em 23 cidades do Estado, a USP está em seis pontos diferentes e a Unicamp, em três. Além disso, elevará significativamente o nível dos candidatos e poderá atrair ofertas de vagas de maior qualificação. 

As pessoas com dificuldade em usar o sistema ou que não dispõem de acesso à Internet podem utilizar um dos 208 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) distribuídos pelo Estado, além do AcessaSP, telecentros e Poupatempo. Outra opção é telefonar para a Central de Atendimento do Emprega São Paulo (0800-770-7378).

Nesses locais, os candidatos e empregadores são atendidos por funcionários capacitados a esclarecer as dúvidas relativas ao Programa Emprega São Paulo e à navegação no site. Para facilitar a comunicação entre as partes, o programa passará a utilizar, a partir deste mês, sistema de mensagens por torpedo (SMS), uma vez que a maior parte da população possui telefone celular.

Da Secretaria de Ensino Superior