Universidades abrem suas portas para futuros alunos

O contato direto com instalações, professores e colegas facilita a escolha da carreira desejada

sáb, 14/06/2008 - 14h42 | Do Portal do Governo

As três universidades estaduais paulistas oferecem programas destinados a jovens que estão prestes a prestar vestibular, para que possam conhecer de perto o que eles poderão encontrar numa universidade. Veja como funcionam os três programas.

Unicamp de portas abertas

Curiosidade, ansiedade, pré-disposição para aprender. É com estas características e com muito entusiasmo que os alunos procuram o programa Unicamp de Portas Abertas (familiarização do candidato à universidade) ou UPA, como é chamado. Logo pela manhã os ônibus de diferentes Estados começam a chegar e os alunos se programam para o dia. Contando com mapa e diversas atividades, cada um escolhe, de acordo com a identificação pessoal, o instituto que mais o atraí. Quem está na dúvida pode optar pelo ginásio multidisciplinar da Universidade Estadual de Campinas, com os estandes de todos os institutos, e lá são recebidos por monitores (os próprios alunos), que tiram as dúvidas dos visitantes. Nos institutos, os estudantes terão a oportunidade de conhecer mais do que sua estrutura física. O contato com os professores, a visita às salas de aula, laboratórios, e a possibilidade de interagir e conhecer mais sobre a carreira e o mercado de trabalho pode ser definitivo na escolha do futuro de cada um.

A proposta de abrir a porta da Unicamp para alunos do ensino fundamental e médio de todo o país é dar uma oportunidade aos alunos que pretendem cursar uma universidade pública e incentivar aqueles que, por diferentes motivos, se sentem incapazes.

Izabel Ribeiro Filippi visitou a UPA em 2004.  Foi até o ginásio multidisciplinar e, em seguida, ao Instituto de Biologia (IB), que viria a ser seu ambiente de aula no ano seguinte. Passou em Biologia e hoje está no 3º ano.  Os exemplos de pesquisas citados durante a visita na UPA a ajudaram a escolher o curso. “Conhecer a infra-estrutura do Instituto, a pesquisa, ter contato com os alunos colaborou bastante para eu ter certeza do que fazer”, diz ela.

Em 2006, Izabel já era uma universitária. Ao ver o campus lotado de futuros alunos, pôde perceber o que representa a disputa por uma vaga. “Tive uma grande oportunidade”, resume a estudante.

No ano passado, a Unicamp recebeu aproximadamente 60 mil alunos. As áreas visitadas foram as biológicas e de saúde, exatas, tecnológicas e da terra, artes e humanas. Neste ano, a UPA será realizada nos dias 12 e 13 de setembro.

A universidade e as prifissões na USP

O programa equivalente da Universidade de São Paulo (USP) funciona de maneira diversa e ganhou o nome de “A Universidade e as Profissões”. Não se apresenta como um evento com data definida, mas num calendário anual de visitas. O objetivo do programa é oferecer subsídios para a escolha da carreira profissional e acadêmica. O programa compreende um calendário de visitas de estudantes de ensino médio durante o ano e também as feiras de profissões, organizadas uma vez por ano, no campus da capital e também nos do interior.

Na primeira parte da visita, são apresentadas as unidades de ensino, os cursos oferecidos e as ações de apoio aos alunos em cada um dos sete campi da USP, além de seus órgãos de integração (institutos especializados e museus). Na segunda parte, são descritos os perfis dos profissionais formados pelos diversos cursos e sua atuação no mercado de trabalho.

Os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares ou alunos de cursinhos preparatórios para o vestibular poderão se inscrever pelos telefones (11) 3091-3511 ou 3091-3513.

O catálogo “A Universidade e as Profissões”, atualizado anualmente, apresenta a USP e suas formas de profissionalização de um ponto de vista mais abrangente, proporcionando uma visão global da universidade. Ao mesmo tempo, deseja contribuir para que o estudante, ao se tornar universitário, desenvolva um relacionamento integrador com a comunidade universitária e com a sociedade, aproveitando as múltiplas atividades acadêmicas, culturais e sociais que a USP lhe oferece.

Visitação na UNESP

A Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (UNESP) desenvolve um trabalho de visitação a cada unidade. Listamos a seguir as principais Faculdades e Institutos que buscam abrir as portas aos candidatos. Escolha uma ou mais dessas unidades, e boa visita!

A Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara realiza anualmente a “Feira de Profissões”, que recebe cerca de 13 mil jovens com idade entre 15 e 22 anos, provenientes de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo.

Em Bauru, na Faculdade de Engenharia, o “Projeto de divulgação da faculdade de engenharia e sua integração com a comunidade” promove visitas monitoradas de estudantes de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares. As visitas são agendadas pela bolsista do projeto, Ana Lígia, no telefone (17) 8144-1089 ou no e-mail vdiretor@feb.unesp.br.

Em Botucatu se oferecem visitas monitoradas e ‘aulas’ ministradas pelos próprios alunos, com o nome Workshop de Medicina. Mais informações: http://www.workshop.fmb.unesp.br/.

As vistas em Guaratinguetá, na Faculdade de Engenharia, são acompanhadas por alunos dos Centros Acadêmicos.  Para agendar, entre em contato no e-mail vice-diretor@feg.unesp.br

Na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, as visitas acontecem durante o ano todo. O agendamento deve serfeito na secretaria da vice-diretoria, pelo telefone (16) 32092380 ou pelo e-mail vicediretor@fcav.unesp.br.

O Instituto de Biociências de Rio Claro realiza visitas agendadas na primeira 4º feira de cada mês, durante todo o ano, através de solicitação via ofício ao vice-diretor da Unidade. Procure mais informações sobre os locais a serem visitados em www.rc.unesp.br/ib/vicedir/ssi_agenda.php.

Em Rosana, que oferece o curso de Turismo, as visitas podem ser agendadas com o coordenador do curso de turismo, Edson Luís Piroli, no telefone (18) 3284-9205.

Em São José do Rio Preto, o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas aceita visitas, que podem ser agendadas pelo telefone (17) 3221-2412 ou pelo e-mail vicediretor@ibilce.unesp.br

No Instituto de Artes, em São Paulo, o agendamento é feito pelo telefone (11) 6166-6523 ou (11) 6166-6506

Erica Guimarães

Da Secretaria de Ensino Superior

(I.P.)