Universidade Virtual do Estado de São Paulo realiza colação de grau online

Em razão da pandemia do novo coronavírus, atividades e os grandes eventos presenciais foram suspensos na Univesp

qua, 19/08/2020 - 17h12 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) realizou, em 13 de agosto, uma solenidade de colação de grau online de dez estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. O próximo evento a distância ocorrerá em 27 de agosto. Todas as datas podem ser conferidas no Manual do Aluno.

O encontro teve as participações de representantes da Univesp, entre eles, o presidente Rodolfo Azevedo, a diretora acadêmica, Simone Telles, a coordenadora da Secretaria de Registros Acadêmicos, Andrea Souza, professores e outros profissionais da instituição, além de familiares dos licenciados. O juramento foi realizado pela licenciada Monika Monllor Pereira.

De acordo com Azevedo, devido à pandemia de COVID-19, os grandes eventos presenciais foram suspensos. “As universidades a distância adotam esse modelo, que, muitas vezes, se torna mais viável aos participantes. Temos polos em mais de 316 municípios, mobilizar os alunos para virem à capital, na sede da Univesp, nem sempre é uma tarefa fácil”, explica.

Durante a cerimônia, o licenciado em Matemática André Tertuliano dos Santos fez um agradecimento aos representantes da Univesp. “Obrigado pela oportunidade de ter passado esse tempo na universidade. A instituição oferece estudo com materiais de excelentes conteúdos, que vão nos ajudar nesta caminhada como professor, seja na escola pública ou privada”, acrescentou o docente, que iniciou sua graduação no Polo de Tarumã e finalizou em Jaú.

Na oportunidade, o também licenciado, Luis Eduardo Corrêa, do Polo de Barretos, ressaltou a importância de ter cursado uma universidade pública. Em seu depoimento, a diretora acadêmica, Simone Telles, desejou sorte e sucesso aos novos companheiros de jornada. “É uma honra participar desse momento com vocês. Tenham certeza de que escolheram a melhor profissão. Desejo a todos uma carreira de muitas realizações. Podem me convidar para assistir uma aula, ficarei lisonjeada”, finalizou.

Novo cenário

No fim da solenidade, Azevedo destacou o papel do docente na sociedade. “Surgem tantas profissões e o professor sempre se renova. Hoje, diante do novo cenário, o estudante pode entender que o formato da aula mudou, mas que ainda haverá um profissional preocupado em fazer a diferença na carreira dele. Eu desejo que vocês sejam sempre lembrados por seus alunos, como alguém que deixou um legado em suas vidas”, disse o presidente.

As licenciaturas da Univesp são gratuitas, com duração de quatro anos e desenvolvidas na modalidade de ensino a distância (EaD). Os alunos contam com um ambiente virtual de aprendizagem e possuem o apoio de polos presenciais, onde são realizadas provas e atividades em grupos.

A Licenciatura em Matemática forma o profissional para ministrar aulas nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e nos cursos técnicos, além de produzir objetos de aprendizagem com conteúdo matemático e atuar em editoras de livros didáticos, entre outras atividades.