Universidade promove oficinas e investe em equipamentos

A adoção das novas tecnologias de ensino e a implantação de laboratórios de informática nas escolas costumam esbarrar na falta de preparo adequado dos professores. Para enfrentar esse obstáculo, a […]

sáb, 08/09/2007 - 10h38 | Do Portal do Governo

A adoção das novas tecnologias de ensino e a implantação de laboratórios de informática nas escolas costumam esbarrar na falta de preparo adequado dos professores. Para enfrentar esse obstáculo, a Prograd criou, no ano passado, o programa de Oficinas Pedagógicas, que visa abrir um espaço de diálogo com os docentes para a melhoria das práticas de ensino.

“Não basta a criação de novas ferramentas de aprendizagem, se os docentes, tanto da UNESP como do ensino regular, não forem preparados para usá-las durante sua formação”, afirma Klaus Schlünzen Junior, membro do comitê gestor das Oficinas Pedagógicas. Até hoje, cerca de 500 professores de 20 unidades universitárias participaram do programa.

Na UNESP, todas as unidades possuem salas de informática ligadas à internet e equipadas com equipamentos de videoconferência. Este ano, estão previstos investimentos para a aquisição de máquinas e ampliação das redes. Essa estrutura foi mencionada como exemplo, durante o Congresso da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), em abril, em Florianópolis (SC). “Por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Universidade fez parcerias com empresas como o Banco Santander, que montou quatro salas de informática para inclusão digital e social e ficará responsável pela manutenção e atualização dos computadores”, acrescenta Schlünzen.

Julio Zanella

Do jornal da Unesp

(I.P.)