Universidade do Livro dá cursos em janeiro e fevereiro

Temas abordam gestão de compras, produção editorial e design

ter, 08/01/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

A Universidade do Livro (Unil), instituição ligada à Editora UNESP, oferece quatro cursos de curta duração durante os meses de janeiro e fevereiro. Os públicos-alvo são os atuais e os futuros profissionais das áreas cultural e editorial, interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.

“Gestão de compras de livros para livrarias” – O curso será ministrado de 28 a 30 de janeiro, das 19 h às 22 h. Abordará os temas compras e reposições de livros em lojas; a racionalidade e a velocidade nas decisões de abastecimento, além de fornecer elementos para a construção de normas que regulem as ações de acordo com o perfil da livraria. O professor será Gerson Ramos, há 24 anos neste mercado, período em que atuou na Companhia das Letras, Editora Ática e Ediouro. Atualmente é diretor de compras da Distribuidora Superpedido.

“A produção editorial ‘passo a passo’: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro” – Será oferecido de 12 a 14 de fevereiro, das 18 h às 21 h. Busca-se acompanhar cada etapa do trabalho de edição de livros, assim como prever os detalhes, dificuldades e soluções. A docente Laura Bacellar, editora executiva da Palas Athena, tem 24 anos de experiência no mercado editorial. É autora das obras Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, lançado pela Mercuryo; e Mini Larousse da educação no trânsito, editado pela Larousse do Brasil. Para a Scipione adaptou do inglês os clássicos Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankestein e Rei Artur. Fundou e dirigiu as Edições GLS, primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais. Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br

“O design do livro contemporâneo” – Será ministrado de 19 a 21 de fevereiro, das 18 h às 22 h. Por meio da compreensão do conceito de Identidade Visual, o curso objetiva apresentar o design como postura ideológica. Será mostrada uma série de peças gráficas com personalidades próprias, que assumem, às vezes, um desenho conservador, outras, um desenho transgressor e, em alguns momentos, desenhos lúdicos e descontraídos. As aulas serão ministradas por Sylvio de Ulhôa Cintra Filho, arquiteto, designer, professor de Programação Visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O docente presta serviços para as editoras Scipione, Melhoramentos, Contexto, Harbra, Saraiva, Moderna e Editora do Brasil. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Didático em 2001 e 2002.

“Oficina Ilustração e design” – Oferecido nos dias 26 e 27 de fevereiro, o curso objetiva desenvolver a interpretação visual de textos, o estudo de projetos gráficos e a pesquisa de técnicas e soluções gráficas. As atividades buscam subsidiar a reflexão e o desenvolvimento de projetos práticos que apliquem ao design e à direção de arte a linguagem da ilustração, da colagem e da fotomontagem.

O docente Rico Lins é consultor nas áreas de design e comunicação empresarial. Coordena o programa de Mestrado do Instituto Europeo di Design. Foi responsável pela redefinição da linguagem visual da Natura e pela criação de projetos de comunicação institucional para o SESC-SP. Trabalhou para os jornais Le Monde e Libération, The Washington Post e The New York Times, pelo qual recebeu, em 1988 e 1993, prêmios da Society of Publication Designers, por ilustração de capas. Atuou ainda nas revistas Time, Newsweek, New Yorker e BusinessWeek. Atendeu clientes como a MTV Networks; as gravadoras BMG, PolyGram, RCA, WEA, Rykodisk e CTI e as editoras Random House, Fodors, MIT Press, DoubleDay, Hachette e Gallimard.

Serviço:

Universidade do Livro (UNIL) Praça da Sé, 108

Centro – São Paulo

Tel.: 11 – 3242-9555  e-mail: universidadedolivro@editora.unesp.br

Inscrições: http://www.editoraunesp.com.br/unilivro.asp