Universidade de São Paulo sedia reunião com patrocinadores do Museu do Ipiranga

Representantes das empresas patrocinadoras participaram do encontro; juntas, companhias investirão R$ 160 milhões no projeto

qui, 07/11/2019 - 14h45 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

A primeira reunião do Comitê dos Patrocinadores das obras de revitalização e modernização do edifício-monumento do Museu do Ipiranga ocorreu nesta terça-feira (5), no prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), na capital.

Representantes das 13 empresas patrocinadoras participaram do evento: Banco do Brasil, Banco Safra, Bradesco, Caixa, Caterpillar, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Cosan, EMS, Honda, Vale, EDP, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Instituto Itaú Cultural.

Juntas, as companhias investirão R$ 160 milhões no projeto. Também estiveram presentes o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio de Sá Leitão, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o reitor da USP, Vahan Agopyan, o vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, a diretora do Museu Paulista, Solange Ferraz de Lima, além de outros dirigentes da universidade e da empresa Concrejato, a construtora responsável pelas obras.

Gestão

O secretário de Cultura, Sérgio de Sá Leitão, salientou a importância do projeto. “Temos aqui a responsabilidade em termos de rigor, excelência, qualidade e entrega para afirmar publicamente que também na área da Cultura trabalhamos com altos padrões de exigência, gestão e governança”, ressaltou ao Jornal da USP.

“Esse é um dos projetos prioritários do Governo de São Paulo”, reforçou ao Jornal da USP a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen. “Queremos que esse seja um museu que nos orgulhe. Para isso, ideias, sugestões e recomendações são muito importantes”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan, no início do encontro.

A diretora do Museu, Solange Ferraz de Lima, abordou o papel do museu universitário e a missão voltada para formação e ação educativa baseada em três eixos: o ensino, a pesquisa e a extensão. “O programa expositivo e de atividades culturais e de formação decorre desse trabalho que a Universidade continua desempenhando, mesmo com o fechamento do edifício-monumento”, explicou ao Jornal da USP.

A reunião definiu a criação de três subcomitês para tratar de questões relacionadas à captação de recursos, comunicação, sustentabilidade e inovação.

Novo museu

O Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895, como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da história do Brasil e de São Paulo. Em 1963, o museu foi integrado à USP, tornando-se uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da história.

DownloadDivulgação/Museu Paulista

Em 2013, o edifício-monumento foi fechado à visitação. As coleções do acervo e os laboratórios foram transferidos para imóveis alugados e especialmente adaptados para esse fim.

Além da adequação às normativas atuais de infraestrutura, acessibilidade, segurança e sustentabilidade, com a reforma, o edifício será ampliado em quatro mil metros quadrados. A nova área proporcionará a melhoria dos acessos e fluxos, acolhimento do público e novas facilidades, como área de exposições temporárias, auditório, salas para ações educativas, café e loja.

A previsão é de que as obras sejam concluídas até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.