Universidade de São Paulo recebe a visita do cônsul-geral do México

Participantes do encontro lembraram que colaboração entre pesquisadores da USP e de instituições mexicanas se ampliou recentemente

dom, 15/03/2020 - 10h37 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/USP Imagens

Na última quarta-feira (11), o cônsul-geral do México em São Paulo, Raul Bolaños Cacho Guzman, e o vice-cônsul, Luis Gerardo Hernandez Madrigal, visitaram a reitoria da Universidade de São Paulo, na capital.

“A USP desfruta de um grande prestígio no México e é uma referência entre as universidades latino-americanas. Queremos fortalecer a relação do Consulado com a instituição, garantir a continuidade de projetos que já estão em andamento e identificar novas possibilidades de parceria”, afirma o cônsul-geral ao Jornal da USP.

O reitor da universidade, Vahan Agopyan, lembrou que colaboração entre pesquisadores da USP e de instituições mexicanas, como a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Universidade de Guadalajara e o Colégio do México, tem aumentado de forma bastante consistente nos últimos dez anos.

“As grandes universidades da América Latina chegaram à conclusão de que é necessário estabelecer um relacionamento mais sólido e contínuo entre as instituições da região”, enfatiza ao Jornal da USP.

Entre os assuntos discutidos no encontro estão a possibilidade da criação de uma cátedra dedicada ao México e o desenvolvimento de novas parcerias em pesquisa e em atividades culturais. O assessor da reitoria, Gerson Damiani, também acompanhou a visita.