Unidades de saúde serão premiadas com programas ambientais

Inscrição para Prêmio “Amigo do Meio Ambiente” até 30 de agosto

sáb, 16/08/2008 - 19h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde abriu inscrições para Prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, destinado a hospitais, ambulatórios, institutos, fundações e autarquias da rede estadual de saúde que adotarem medidas visando à preservação ambiental e otimização de recursos hídricos.

A certificação será oferecida anualmente às unidades que implantarem ações efetivas, tais como educação ambiental para a comunidade, plantio e reflorestamento do espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto. Os trabalhos devem ser apresentados, obrigatoriamente, em papel A4 e em CD ROM, em formato World, contendo no máximo 10 mil caracteres, além de imagens, se houver. Uma comissão julgadora irá avaliar os projetos e serão escolhidos os três melhores trabalhos, considerando a relação custo/benefício dos projetos, os resultados alcançados e a originalidade da ação.

O regulamento detalhado está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde www.saude.sp.gov.br.

“A preocupação com o meio ambiente deve ser difundida em todas as áreas de atuação e a saúde pública não deve ser diferente”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.Atualmente, algumas unidades do estado desenvolvem projetos neste sentido.

As ações, juntas, já reciclaram cerca de 60 toneladas de papel, 5 milhões/m³ de esgoto hospitalar, colocou fim a utilização de aparelhos com mercúrio férrico, plantou 15 mil mudas de árvores, implantou a coleta seletiva em diversos hospitais e passou a buscar uma mudança cultural além dos muros do hospital.

A divulgação dos vencedores do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente” acontecerá em setembro deste ano. 

Da Secretaria da Saúde

(S.M.)