Unidades de saúde realizam exames contra esquistossomose

Doença, que causa febre e dor muscular, afeta pessoas que nadaram em águas poluídas

qui, 28/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saúde promove a 1ª Semana da Esquistossomose até sábado, 30. O objetivo da campanha é fazer 20 mil exames para detectar e tratar a doença em todo o Estado de São Paulo. Até a sexta-feira, 30, cinco mil Unidades Básicas de Saúde vai atender a população para detectar possíveis casos de esquistossomose.

Ao todo, a ação vai distribuir aos municípios paulistas um milhão de panfletos, dez mil cartazes e dez mil folhetos com informações gerais sobre a doença, sintomas, formas de contágio e dicas de prevenção.

A moléstia costuma atacar pessoas que se banharam em rios, lagoas, mangues e córregos poluídos ou que tinham caramujos. Entre os sintomas, estão coceira intensa, vermelhidão, febre, diarréia e dores musculares. A enfermidade pode afetar o intestino, fígado, baço, pulmão ou o sistema nervoso e levar à morte.

A Secretaria de Saúde recomenda que essas pessoas devem comparecer a um posto de saúde para triagem e, se necessário, serão encaminhados ao médico e farão exames parasitológicos. Os portadores da doença recebem um remédio antiparasitário gratuitamente.

Em 2008, o Estado registrou 89 casos de esquistossomose autóctone (ou seja, de transmissão local) e outros 1.292 importados de outros Estados.