Unidades de ensino do Centro Paula Souza oferecem atividades e serviços sociais neste sábado

A Etec de Cubatão e a Fatec Ipiranga em São Paulo estarão à disposição da população

sáb, 30/04/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Se você mora na região do Ipiranga, zona sul da capital, ou Cubatão, na Baixada Santista, não deixe de participar das atividades e serviços sociais gratuitos que serão oferecidos neste sábado, 30, em instituições de ensino do Centro Paula Souza.

A Etec de Cubatão abrirá a escola para a comunidade e pretende atender cerca de 500 pessoas. A diretora Rita de Cássia Ferraz, explica que esta é a terceira edição do evento, realizado para que a população conheça a instituição e se integre às atividades culturais como teatro e cinema, indisponíveis na cidade.

Estão previstas ações de auxílio na elaboração de currículos, planejamento financeiro, oficinas (teatro, música e dança), sessão de cinema e apresentação de banda da escola, corte de cabelo, aferição da pressão arterial. Pensando na preservação do meio ambiente, será oferecida exposição de orquídeas, oficina de plantio de muda e de reciclagem, que ensinará a reutilizar garrafa pet e fazer sabão em pedra com óleo de cozinha.

“A cidade é pequena e não tem vida social. Por isso, nossos alunos participam regularmente de atividades culturais na escola, aos sábados, como projeto de inglês e de teatro”, conta a diretora Rita. A ideia do evento é apresentar aos moradores essas ações e integrar os estudantes aos seus familiares, algo importante na educação. Rita frisa os resultados da iniciativa: os alunos adquirem consciência ambiental e de voluntariado. “A escola não foca só o currículo do curso e sim a vida na sociedade”, enfatiza.

Todas as idades 

Cinquenta pessoas entre professores e alunos do ensino médio e dos cursos técnicos em Logística, Meio Ambiente, Administração, Contabilidade e Informática participam do evento. Há também a colaboração de pais de escolares.

Estudantes da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Ipiranga, também dedicarão o sábado para atender a comunidade local. A atividade social inspirou-se em evento semelhante realizado em abril do ano passado na Fatec Itaquaquecetuba, responsável por 2 mil atendimentos.  

O voluntariado é formado por universitários dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia de Gestão Comercial e soma 110 pessoas. O evento tem apoio do Poupatempo, Instituto de Beleza Embeleze, Clínica Odontológica Sorridente, organização não-governamental Aliança Beneficente Universitária de São Paulo e empresa de software Aurum.

A programação inclui auxílio na emissão de RG e carteira profissional, orientação jurídica (cível e trabalhista), exames de glicemia e de pressão arterial, corte de cabelo. Enquanto os pais participam das atividades, a criançada permanece no Espaço Filho, onde se distrai com peças de teatro e brincadeiras. Outra boa pedida para as crianças será a exibição de filmes infantis com pipoca.

O público feminino será recebido no Espaço Saúde Mulher para discutir prevenção de doenças como câncer de mama e de colo do útero. No Espaço Saúde Bucal, voluntários ensinam técnicas de higiene bucal e distribuem kits. Técnicos do INSS darão orientações sobre previdência social e aposentadoria. Haverá ainda curso de maquiagem (90 minutos) com certificado e até um curso de xadrez. A expectativa da diretora de Serviços Acadêmicos, Jamile do Nascimento Pedroso, é realizar 2 mil atendimentos. A prioridade é assistir crianças, jovens, adultos e idosos do Sacomã, Heliópolis, Vila Liviero, Moinho Velho e outras localidades carentes do Ipiranga, que têm necessidades de informação, saúde e cidadania.  

Serviço 

Fatec Ipiranga – Rua Frei João, 59, Ipiranga (altura do número 7.700 da rua Vergueiro), São Paulo. Atendimento das 9 às 14 horas.

Etec Cubatão – Rua Tamoyo, 230, Cubatão – Vila Couto. Atendimento das 10 às 15 horas.

Da Agência Imprensa Oficial