Unidade prisional de Sumaré oferece qualificação para reeducandos

Aulas são ministradas no Centro de Ressocialização do município; estudantes receberão certificado sobre conteúdo do curso

qua, 20/06/2018 - 9h47 | Do Portal do Governo

Todas as quintas-feiras, detentos do Centro de Ressocialização (CR) de Sumaré, no interior paulista, participam de atividades do curso de Auxiliar Administrativo. Ao término da qualificação, os quinze reeducandos receberão certificado sobre o conteúdo voltado à preparação para o mercado de trabalho e ao empreendedorismo.

O espaço é subordinado à Coordenadoria da Região Central, vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Segundo o diretor substituto da unidade, Rui Fernando de Oliveira, o instrutor passa uma base a respeito de controle de fluxo de caixa e ensina a separar as despesas pessoais das que gasta no empreendedorismo. Para o executivo, o conteúdo ajuda a ampliar a visão em relação ao mercado de trabalho.

Metodologia

Apresentado pelo contador Claudeir Afonso Silveira, do município de Paulínia, o curso é dividido em dez módulos de duas horas, com a base voltada para noções gerais da administração de empresas, como recepção, logística, fluxo de caixa e marketing.

“É ensinado um panorama geral de como funciona uma empresa desde a linha de produção até a presidência e como funciona a hierarquia em uma organização. Os internos também adquirem noções de como se comportar em uma entrevista de emprego, o que devem colocar em um currículo e adquirem dicas de produção de uma boa escrita”, explica Claudeir Afonso Silveira.

Essa é a primeira turma do curso no centro, uma parceria entre a unidade e a ONG 4Next Brasil, assim como o projeto “Foste me Ver”. Para participar do curso, o detento necessita apenas saber ler e escrever para compreensão do material e responder as avaliações dos módulos. O diretor do presídio, Dalber Possato, pensa em manter a parceria com a ONG e realizar outros cursos no CR.

Expectativa

As oportunidades concedidas pela pasta têm ofertado às pessoas privadas de liberdade grandes chances de mudança de vida. Nilton César dos Santos, que cumpre pena há mais de quatro anos, está na expectativa de aprender novidades. Por meio dos próximos cursos, o reeducando pretende se capacitar e ter a possibilidade de conseguir sustentar a família quando estiver em liberdade.

Para o detento, o curso de auxiliar administrativo tem grande valor ao ampliar os conhecimentos e a didática torna as aulas mais atrativas. “O conteúdo é bom e a maneira de o professor ensinar nos ajuda a entender melhor o assunto”, conta Nilton César dos Santos.