Unidade Móvel de Reabilitação visita o Vale do Paraíba

Unidade estará em Cruzeiro nesta terça-feira, 10 e em Jacareí, de 11 e 13 de março

ter, 10/03/2009 - 12h51 | Do Portal do Governo

A Unidade Móvel de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, lançada em São Paulo no mês de janeiro, dá continuidade a sua agenda de atendimentos nas cidades do interior do Estado. Nesta terça-feira, 10, a Unidade Móvel visita a cidade de Cruzeiro para atendimentos e distribuição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, as chamadas “ajudas técnicas”, a pacientes da rede pública de saúde. Entre 11 e 13 de março, a Unidade Móvel estará em Jacareí.

No final de janeiro, a Unidade Móvel atendeu, durante cinco dias, a uma demanda reprimida de pacientes da região do Vale do Paraíba, com uma equipe de 25 profissionais do IMREA – médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de órtese e prótese e equipe administrativa.

Avaliados por médicos fisiatras e equipe multiprofissional, 243 pacientes do Vale do Paraíba foram atendidos em consultas. Alguns deles, que aguardavam há oito anos fornecimento destes materiais, foram surpreendidos ao levarem para casa, no mesmo dia, parte dos equipamentos – órteses de membro superior, bengalas, cadeiras, de rodas, muletas, entre outros – no mesmo dia. Agora a Unidade Móvel retorna à região para distribuição de órteses e próteses que precisaram ser personalizadas de acordo com as demandas dos pacientes, em oficina especializada na capital paulista.

Em Cruzeiro, serão atendidos 39 pacientes que, em janeiro, passaram por consulta no pólo de Guaratinguetá. Em Jacareí, serão atendidos 98 pacientes que passaram por consulta no município e 60 que foram consultados em Taubaté. A volta à região dá andamento ao processo de distribuição de 373 ajudas técnicas aos pacientes consultados na primeira visita. As órteses e próteses serão ajustadas e os pacientes treinados a usá-las.

Estão previstos novos retornos à região do Vale do Paraíba, para atendimento de 350 novos pacientes, cadastrados desde a primeira visita da Unidade Móvel.

A Unidade Móvel

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, num trabalho que contou com dez profissionais. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).

A Rede Lucy Montoro

A Unidade Móvel de Reabilitação integra a Rede Lucy Montoro, que será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo – essa última com capacidade média de 10 mil atendimentos mensais, garantidos por mais de 200 profissionais especializados. Em breve, devem ser lançadas unidades em outras três cidades paulistas a serem definidas. Todas as unidades devem estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. O Governo do Estado de São Paulo investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção das seis unidades.

A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. O objetivo é “empoderar” o paciente em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis na sociedade, sempre considerando a realidade à sua volta – eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência