Unidade móvel de reabilitação se prepara para primeira viagem

A cidade escolhida para a visita inaugural foi Taubaté

sáb, 13/12/2008 - 17h29 | Do Portal do Governo

Lançada no dia 3 de dezembro, a unidade móvel de reabilitação Rede Lucy Montoro deve realizar sua primeira viagem para atender a pessoas com deficiência dentro dos próximos dias. A cidade escolhida para essa visita inaugural é Taubaté, município localizado no Vale do Paraíba, região com grande demanda de órteses e próteses.

Na ocasião do lançamento, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, doutora Linamara Rizzo Battistella, afirmou que “a unidade móvel surgiu com o conceito de prestar assistência aos locais onde seria mais difícil estabelecer uma unidade fixa que pudesse dar conta do atendimento especializado e da oferta das ajudas técnicas”.

A Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro, inédita no país, vai percorrer os municípios do Estado de São Paulo onde levará atendimento às pessoas com deficiência. Além de avaliação médica, fornecerá recursos necessários de órteses e próteses e cadeiras de rodas.

A Unidade Móvel é um caminhão de 15 m de comprimento x 2,70 m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, e contou com o trabalho de 10 profissionais. Além de elevador hidráulico para atender pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).

Rede Lucy Montoro

Além da Unidade Móvel de Reabilitação, a Rede Lucy Montoro será composta por seis unidades em diversas regiões do estado. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo, e, em breve, devem ser lançadas unidades em Santos e em outras duas cidades a serem definidas.

O Governo do Estado de São Paulo investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção das seis unidades.

A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

(I.P.)