Unidade móvel da Rede Lucy Montoro chega a Campinas

Serão fornecidas órteses, próteses e demais ajudas técnicas a cerca de 120 pacientes da região que já passaram por consulta

qua, 30/06/2010 - 11h27 | Do Portal do Governo

A unidade móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, da Secretaria de dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estará na cidade de Campinas a partir desta quarta-feira, 30. Até sexta-feira, 2, a previsão é que sejam atendidas aproximadamente 120 pessoas, no retorno dos pacientes que passaram por consulta em março.

A unidade móvel é um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 metros de largura, com um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).

Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e com maca, a unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.

A unidade, que realizou mais de 3.200 atendimentos e forneceu 3.700 equipamentos, já passou pelas cidades de Guaratinguetá, Cruzeiro, Taubaté, Jacareí, Avaré, Sorocaba, Capão Bonito, Piracicaba, Jaú e Campinas.

Rede de Reabilitação Lucy Montoro

A unidade móvel integra o Instituto Rede Lucy Montoro. Lançada por decreto em maio de 2008, a rede terá 18 unidades no estado de São Paulo. Neste ano, foram inauguradas as unidades de Campinas e Ribeirão Preto.

A previsão é que a rede toda forneça 200 mil atendimentos por mês às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação, além de fornecerem ajudas técnicas, como órteses e próteses.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência