Unidade móvel da rede Lucy Montoro atende população de Sorocaba

Na primeira visita à região, cerca de 40% dos equipamentos já devem ser entregues

ter, 10/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

A unidade móvel da rede Lucy Montoro está atendendo a população da região de Sorocaba. Na segunda e terça-feiras, 9 e 10, a equipe multidisciplinar atenderá 160 pacientes da cidade de Sorocaba, cadastrados pelo Departamento Regional de Saúde, em fila de espera para consultas especializadas e recebimentos de ajudas técnicas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Depois ela seguirá em direção ao município de Capão Bonito, onde de quarta a sexta-feira, de 11 a 13, atenderá mais 160 pacientes da região, também cadastrados pelo Departamento Regional de Saúde. Nesses cinco dias de trabalho, o objetivo é diminuir a fila de espera de 680 pacientes da região que aguardam consultas especializadas e ajudas técnicas.

Nesta primeira visita à região, cerca de 40% dos equipamentos demandados já devem ser entregues aos 320 pacientes atendidos. A primeira etapa prevê ainda dois outros atendimentos a esses mesmos pacientes – o primeiro deles dentro de 40 dias, em média – para adaptação de ajudas técnicas e prova de órteses e próteses personalizadas aos atendidos.

Os outros 360 pacientes em fila de espera na DRS local serão atendidos numa segunda etapa. Novos pacientes e eventuais demandas deverão passar pelos serviços municipais de saúde e ser encaminhados ao Departamento Regional de Saúde, que fará o cadastro dos pacientes que necessitarem de atendimento complementar.

Para a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, a Unidade Móvel Lucy Montoro tem como um de seus objetivos dar visibilidade aos programas inclusivos para esse público. “Todo investimento realizado na reabilitação das pessoas com deficiência pode significar o exercício do direito à inclusão, acesso aos bens e serviços por essa parte significativa da população, equivalente a 4,2 milhões de paulistas”, avalia.

Rede Lucy Montoro 

A Rede Lucy Montoro prevê, na primeira etapa, a inauguração de sete unidades fixas em diversas regiões do Estado até o final de 2010. A meta é superar a oferta de 120 mil atendimentos ao mês. O Governo investirá R$ 52 milhões na construção e ampliação dessas primeiras unidades.

Já foram lançadas as pedras fundamentais das unidades de Campinas e Marília. Em breve deverão ser lançadas unidades em Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A rede também instalará outras duas unidades no Vale do Paraíba, nas cidades de Taubaté e São José dos Campos. Todas as unidades deverão estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. 

Na capital, a Rede será composta pelas unidades Lapa, Vila Mariana e Umarizal. Em setembro último, as unidades paulistanas ganharam o reforço do primeiro Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, no bairro de Santo Amaro. Novo centro de reabilitação integral de referência, o primeiro hospital da Rede tem 80 apartamentos e capacidade para 12 mil atendimentos mensais, baseados em tecnologias de reabilitação inéditas no Brasil. Permitirá o atendimento – e a internação – de casos de alta complexidade, inclusive do interior do Estado.

Em constante expansão, a Rede prevê ainda a instalação de pelo menos seis outras unidades, em cidades a serem anunciadas. A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

Unidade Móvel

Lançada em São Paulo no dia 19 de janeiro, a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro visita o interior do Estado para colher dados das pessoas atendidas e personalizar as ajudas técnicas em oficina especializada na Capital. A unidade já passou pelas cidades de Jacareí, Taubaté,  Guaratinguetá, Cruzeiro e Avaré. 

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento por 2,60m de largura, pesa 20 toneladas. A montagem e a adaptação do veículo foram feitas em três meses por uma equipe de dez profissionais. A unidade possui  elevador hidráulico para atender à pessoa em cadeira de rodas ou em maca, banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso.

Vários profissionais da área da saúde fazem o atendimento, entre os quais médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiros.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência