Unidade do Instituto Biológico em Bastos será modernizada

O objetivo principal é dar suporte à produção avícola do município

qua, 16/07/2008 - 11h43 | Do Portal do Governo

Avicultores da região de Bastos agora terão mais facilidade para fazer exames sanitários nos animais de sua criação. Será entregue na próxima sexta-feira, 18, às 14 horas, durante a tradicional Festa do Ovo, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Bastos do Instituto Biológico (IB-Apta), que foi modernizada e preparada para a realização de diagnósticos de qualidade. Dessa forma, a UPD poderá ser credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Formada por meio de convênio entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e a prefeitura de Bastos, a UPD é um laboratório de patologia avícola e bromatologia, que atende avicultores, médicos-veterinários, zootecnistas e técnicos. Entre as suas atribuições estão a prestação de assistência técnico-científica e higiênico-sanitária, a realização de exames laboratoriais para o diagnóstico de patologias avícolas e bromatológicos e a monitoria epidemiológica. O objetivo principal é dar suporte à produção avícola do município.

Foi reformada a estrutura física do prédio, onde estão instalados os laboratórios de sorologia, bacteriologia e os setores anexos necessários, como recepção de amostras, lavagem de material, esterilização e preparo de meios de cultura e soluções. O governo paulista investiu, por intermédio do programa Risco Sanitário Zero, cerca de R$ 200 mil na modernização. O projeto contou também com o apoio da prefeitura de Bastos e do sindicato rural do município.

Tipos de exames – A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, criou o Bolsão de Bastos, que abrange 16 cidades nas quais existe a produção intensiva de galinhas. Também adotou medidas de controle, dentre as quais a vacinação obrigatória, a monitoria constante do plantel, o regulamento para o trânsito de esterco e ovos e a obrigatoriedade de adoção de medidas de biossegurança.

A partir das mudanças realizadas, a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Bastos já pode ser credenciada para realizar exames necessários ao controle de laringotraqueíte (LTI) e de Salmonella sp. A LTI é uma enfermidade infecciosa de controle obrigatório no Bolsão de Bastos, em virtude de sua ocorrência no plantel avícola.

Os produtores poderão fazer as análises na UPD localizada em sua região, sem custos de deslocamento. A obtenção dos resultados em tempo hábil viabiliza o descarte e abate de aves em outras regiões, fora do bolsão. Essas medidas visam ao menor risco de disseminação do vírus.

A UPD de Bastos também realiza exames sorológicos para Newcatle, síndrome da queda de postura, doença de gumboro, micoplasmoses e bronquite infecciosa, entre outras enfermidades. Os exames bacteriológicos, inclusive pesquisa de salmonela, são feitos em órgãos de aves e em vários tipos de materiais ou insumos utilizados nas granjas. A unidade tem capacidade para atender produtores de todo o oeste paulista.

Bastos: a capital do ovo

Bastos é mundialmente conhecida como a capital do ovo, por ser o município com o maior plantel de galinhas de postura comercial do Brasil. São cerca de 11 milhões de aves, que respondem por cerca de 40% da produção de ovos no Estado de São Paulo e 10% no País. Além de galinhas, a região possui 2,5 milhões de codornas, também produtoras de ovos consumidos em varias regiões do Brasil.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)