Unidade de Conservação mais antiga do Brasil comemora 113 anos

No próximo domingo, 08 o Horto Florestal comemora o aniversário de 113 anos

qua, 04/02/2009 - 17h56 | Do Portal do Governo

A previsão meteorológica para o próximo domingo, 08, é de dia ensolarado e quente, com temperatura máxima de 30 graus. Para quem ficar na cidade de São Paulo uma boa pedida de passeio é visitar o Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal.

Neste dia serão comemorados os 113 anos do parque. Em 1896 uma área foi desapropriada na Zona Norte da Capital, O Engenho de Café Pedra Branca, com a finalidade de ser instalado no local o Horto Botânico de São Paulo, hoje conhecido como Horto Florestal. Seu fundador o sueco Alberto Löfgren plantou as primeiras essências exóticas com a finalidade de pesquisa. Algumas dessas espécies são encontradas no parque ainda nos dias de hoje, como é o caso do Pinheiro do Brejo, considerada a árvore símbolo da instituição.

O Horto Florestal possui uma área de 174 hectares que proporciona aos visitantes além do contato com a natureza a oportunidade de caminhar por belas trilhas, de fazer uma atividade física, como o Cooper, ou até mesmo de um lanche em família, já que o parque oferece mesas distribuídas em meio à natureza.

Quem participar da festa de aniversário, que irá acontecer das 09 às 16 horas, poderá desfrutar de uma apresentação teatral, às 09h30, ou de um show de MPB, com o cantor Toninho Nascimento, às 11 horas, ou de um show de Pop Rock, com a banda Mecenas, às 15 horas.

Já a criançada poderá conversar com os contadores de historias do SESC Santana, que terão a questão ambiental como foco principal, também serão montadas tendas temáticas, como a “Tenda Ambiental” com a presença da Policia Ambiental, a “Tenda de Exposições” com jogos e pinturas do Greenpeace e a “Tenda de Exposições” com trabalhos realizados pela WWF- Brasil.

O Parque do Horto Florestal está situado na Rua do Horto, nº 931, no bairro do Horto Florestal, na Zona Norte da Capital. Fica aberto das 06 às 19 horas, todos os dias da semana, incluindo finais de semanas e feriados. Informações pelo telefone 11 2231.8555 – nos ramais 2056/2028.

Da Secretaria do Meio Ambiente