Unidade de Apoio Cirúrgico do HC ganha mais quatro leitos

Obras de reforma exigiram investimentos de aproximadamente R$ 1,6 milhão

ter, 22/12/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugurou na semana passada, 14, as instalações da unidade de Apoio Cirúrgico e de Recuperação Pós-Anestésico. A readequação da área permitiu a abertura de mais quatro leitos, totalizando 27 para o atendimento de pacientes submetidos a cirurgias complexas que necessitam de cuidados de terapia intensiva na fase pós-operatória. Três leitos são de isolamento.

Outra vantagem foi a interligação da unidade ao Centro Cirúrgico para otimização da assistência.  Diariamente, 90 procedimentos, em média, são realizados nas 33 salas cirúrgicas da unidade, que funciona no 9º andar do Prédio dos Ambulatórios.

Os leitos, equipados com ventiladores e monitores da mais alta tecnologia, ganharam iluminação individual e camas mais confortáveis. As divisórias fixas, em gesso acartonado e vidro, respeitarão a privacidade do paciente e facilitarão o acompanhamento pela enfermagem.

As obras de reforma consumiram R$ 1,6 milhão aproximadamente. O diretor executivo do Instituto Central do HC, Carlos Suslik, explica que o objetivo é obter a excelência no atendimento, criando um modelo de gestão em que se pactuam metas e serviços com qualidade e eficiência, ao lado do uso mais eficiente dos recursos públicos.

O projeto apresentou soluções que elevaram conforto, funcionalidade, plástica e boa relação custo-benefício.Os novos corredores apresentam teto rebaixado e lâmpadas embutidas para que a iluminação não ofusque a visão do paciente.

Os postos de enfermagem e de medicamentos também foram dispostos estrategicamente no centro da área para permitir melhor circulação entre os leitos e total visualização do internado. O piso recebeu manta vinílica e cerâmica nas áreas molhadas e as paredes, placas de fórmicas.  As obras foram realizadas em seis meses.

Para a diretora da Divisão de Anestesia, Maria José Carmona, a adequação do espaço físico contribuirá para a otimização da assistência aos pacientes, tanto daqueles encaminhados à Unidade de Recuperação Pós Anestésica quanto dos casos críticos que necessitam de cuidados pós-operatórios em Unidades de terapia Intensiva.

Do Hospital das Clínicas