Unidade da USP em Pirassununga conta com novas instalações de laboratório

Diretoria da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos mostrou as iniciativas no primeiro ano de administração

seg, 03/09/2018 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga, apresentou as ações do primeiro ano de gestão da atual diretoria e inaugurou as instalações do Laboratório de Aquicultura e da Sala de Defesa da Pós-Graduação, na última quinta-feira (30). O evento reuniu professores, funcionários, estudantes e dirigentes da universidade, além de representantes do município paulista.

A diretora da FZEA, Elisabete Maria Macedo Viegas, apresentou os dados da unidade que possui 118 docentes, 130 servidores, 1.531 alunos de graduação, 303 alunos de pós-graduação e 29 alunos de pós-doutorado, e ocupa o maior campus em área da universidade.

“Superamos 25% do mandato para o qual fomos designados e isso é motivo de alegria. Estamos aqui para a apresentação aos profissionais da instituição de ensino das diretrizes e resultados”, celebrou a gestora.

Iniciativas

A docente ressaltou, entre as principais iniciativas, a implantação do Escritório de Apoio da Fapesp, a ampliação do Laboratório de Aquicultura, a criação de uma Sala de Defesas da Pós-Graduação, o incremento de diversos setores da FZEA, a finalização de obras para apoio dos laboratórios de pesquisa e a implantação de um sistema de avaliação das disciplinas on-line.

“Temos a preocupação continuar com a qualidade elevada do ensino da universidade. Devemos também aumentar o nosso relacionamento com a sociedade, disponibilizando ao povo paulista o conhecimento gerado por aqui”, avalia o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Além disso, o gestor aproveitou a presença dos estudantes no auditório para aconselhá-los a aproveitar as oportunidades oferecidas pela USP. “Ter um corpo docente e discente voltado à pesquisa é fundamental. Os profissionais daqui estarão aptos a aproveitar as oportunidades”, acrescenta.

Premiação

Durante a solenidade, foi entregue o prêmio do concurso cultural que escolheu o novo slogan da FZEA. A frase vencedora foi “Ciência e inovação da fazenda à mesa”, criada pelo aluno de graduação João Vitor Mendes dos Santos. O segundo lugar ficou com a aluna de pós-graduação, Laís Alonso de Souza, e a menção honrosa foi para o professor Heidge Fukumasu.

A comitiva visitou as novas instalações do Laboratório de Aquicultura, que passou por reforma e ampliação do ambiente de pesquisa e adequação dos tanques de criação e manutenção de espécies. Foram modernizadas, ainda, as áreas de manuseio e pesquisa que envolvem nutrição, bem-estar e tecnologia de produtos alimentícios. A outra inauguração foi da Sala de Defesa da Pós-Graduação, antiga demanda da unidade, que carecia de um ambiente adequado para a defesa pública de dissertações e teses.