Unicamp: Vestibular 2006 termina segunda fase nesta quarta

Lista de aprovados em primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas no dia 9 de fevereiro

ter, 17/01/2006 - 18h40 | Do Portal do Governo

O Vestibular 2006 da Unicamp termina nesta quarta-feira, dia18,  para boa parte dos 13.928 candidatos habilitados, com a prova de inglês. Este ano, pela primeira vez, inglês é a única opção em línguas (até o vestibular 2005 havia a opção pelo francês). Para quem desejar cursos como Odontologia, Arquitetura e Música, entre outros, porém, restam as provas de aptidão, que começam na segunda-feira (23). É a hora de mostar se o candidato está mesmo preparado para o curso que escolheu e que exige habilidades especiais. Hoje, no penúltimo dia dos exames da segunda fase, realizados em 25 cidades, foram aplicadas as provas de Física e Geografia. O índice de abstenção chegou a 6,59%. Foram 983 ausentes. No mesmo dia, no Vestibular 2005, este índice chegou a 8,04%.

A prova de Física teve muitas questões ligadas à realidade. Uma delas perguntava aceleração e velocidade atingidas por um corredor de 100 metros rasos em determinado trecho da corrida. Ou, usando a calorimetria, determinar se um anel de ouro era de boa qualidade. Ou ainda sobre o volume dos pulmões de uma baleia. Geografia, por sua vez, usou muitas interpretações de mapas, passou pelos terremotos da Ásia e pelas conseqências do furacão Katrina nos Estados Unidos.

Para Leandro Tessler, coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), os candidatos devem se manter atentos ao calor que deve prevalecer no último dia das provas. Usar roupas leves e adequadas continua sendo a principal dica. Tessler estava contente pelo baixo índice de abstenção do Vestibular da Unicamp, que foi de 6,59% nesta terça-feira. Isso não foi a realidade de outros vestibulares realizados nos últimos meses.

A lista de aprovados em primeira chamada e a lista de espera serão divulgadas pela Unicamp no dia 9 de fevereiro na página da Comvest e no saguão do Ciclo Básico da Unicamp, em Campinas. As aulas de 2006 começam no dia 6 de março.

(Da Redação)

Confira as provas de Física e Geografia (em PDF)

Índice de abstenção da terça-feira (em PDF)