Unicamp: Universidade vai receber radar meteorológico

Sistema permite monitorar fenômenos num raio de 240 km, prevendo temporais e alagamentos com precisão

qui, 04/05/2006 - 19h05 | Do Portal do Governo

A Unicamp receberá até o mês de julho o radar meteorológico do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp que estava instalado em Presidente Prudente.

A transferência do equipamento para Campinas, já aprovada pelas instâncias e instituições competentes, trará uma série de vantagens para a região, que passará a monitorar de forma mais precisa a ocorrência dos fenômenos atmosféricos num raio de 240 quilômetros.

A partir das imagens geradas pelo radar, associadas a modelos computacionais e cartas de relevo, será possível não só medir com exatidão o volume de chuvas numa dada área, como prever a ocorrência de temporais e conseqüentes alagamentos num ponto específico.

“Essas informações são muito importantes, pois podem evitar, por exemplo, acidentes de trânsito ou prejuízos à agricultura”, afirma Hilton Silveira Pinto, diretor associado do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp e coordenador do projeto. A operação integral do equipamento ocorrerá a partir de setembro.