Unicamp: Universidade anuncia novo campus em Limeira

Da lista de cursos que serão analisados pelas instâncias acadêmicas da Unicamp e aprovados pelo Consu, alguns são inéditos no Brasil

seg, 26/12/2005 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Unicamp apresentou publicamente, no dia 21 de dezembro, a proposta de implantação de um novo campus em Limeira, cidade onde já mantém o Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil).

Da lista de cursos que serão analisados pelas instâncias acadêmicas da Unicamp e aprovados pelo Consu (veja abaixo), alguns são inéditos no Brasil, como engenharia de manufatura, desenho industrial e restauro e conservação. A expectativa é que entre 600 e 700 vagas, das mil previstas para serem oferecidas até 2010, já façam parte do Vestibular do ano que vem.

De acordo com o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, os recursos necessários para a construção do campus e a contratação de professores e servidores – cerca de R$ 20 milhões no primeiro ano – já foram assegurados pelo governo do Estado, embora ainda precisem constar do orçamento estadual. Esse valor equivale a 0,05% da arrecadação estadual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Conforme o reitor da Unicamp, a proposta de criação do campus de Limeira é inovadora, a começar pela definição dos cursos. Eles foram separados em cinco áreas: Engenharias, Administração-Gestão, Ciências, Arte, Cultura e Patrimônio e Saúde. “Os cursos propostos foram pensados de forma a atender um eixo orientador que pretende valorizar a gestão, o meio ambiente e a qualidade de vida”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edgar Salvadori de Decca. Segundo ele, o projeto pedagógico dará ênfase à questão da interdisciplinaridade. Além disso, as atividades de ensino, pesquisa e extensão serão colocadas a serviço da cultura e da integração social da região.

Em cada área, prosseguiu o pró-reitor, os cursos sugeridos terão um ciclo básico de pelo menos dois anos. Isso permitirá ao aluno amadurecer a sua opção por uma determinada carreira. “Nosso objetivo é estimular o estudante a trabalhar sua autonomia em relação à construção do conhecimento”. Segundo o reitor, a análise e a escolha dos cursos a serem implantados começarão de imediato.

“É possível que uns tenham um trâmite mais breve, enquanto outros necessitem de uma avaliação mais demorada. O certo é que os cursos só serão criados a partir do momento em que estivermos convencidos da sua qualidade”, assegurou.

Tadeu Jorge previu que as obras do novo campus de Limeira terão início ainda no primeiro semestre de 2006, caso os recursos sejam de fato consignados no orçamento do Estado, como ficou acordado com o Executivo e o Legislativo. “Ao final de 2006, nós já teremos condições de oferecer entre 600 e 700 vagas no Vestibular. Ou seja, no início de 2007 nós já estaremos recebendo os primeiros estudantes. Até 2010 atingiremos as mil vagas previstas, com cerca de 12 cursos em funcionamento, o equivalerá a um terço das vagas oferecidas atualmente”.

Ainda conforme o reitor, metade das vagas será destinada ao período noturno. “Isso é importante, pois é mais um fator de inclusão de jovens no ensino superior público”. Com a construção do novo campus, a Unicamp abrirá concurso público para a contratação de 150 professores e 80 servidores técnico-administrativos.

Os cursos propostos pelo Grupo de Trabalho

Área das Engenharias

Engenharia de Produção

Engenharia de Manufatura

Desenho industrial

Área de Administração

Administração em Políticas Públicas

Administração em Planejamento Empresarial

Administração em Comércio Internacional

Administração do Agro-negócio

Área de Ciências

Licenciatura em Ciências Exatas e da Natureza

Ciências Ambientais

Informática e Biomédica

Área de Arte, Cultura e Patrimônio

Restauro e Conservação

Licenciatura em Artes – Habilitação em Dança

Administração da Cultura

Área da Saúde

Ciências do Esporte

Fisioterapia

Nutrição

Terapia Ocupacional

Psicologia