Unicamp traz novidades e duas erratas no primeiro dia da 2ª fase

Índice de abstenção chegou a 8%; provas continuam nesta terça-feira, 18

seg, 17/01/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2011 começou neste domingo, 16, sem grandes problemas. Provas de Língua Portuguesa, Literatura e Matemática foram realizadas em 21 cidades do país. Dos 16.644 candidatos aprovados para esta fase, 8% não compareceram, índice considerado normal pelo coordenador da Comvest, professor Renato Pedrosa.

As diferenças mais marcantes em relação ao ano passado se deram em Curitiba, com crescimento na abstenção de 14,9% para 22,9%, e no Rio de Janeiro, com queda de 45,4% para 17,8%. “Esses números já eram esperados. Os resultados da Federal do Paraná foram divulgados na sexta-feira e, certamente, muitos desistiram das provas na Unicamp. No Rio de Janeiro a abstenção diminuiu bastante porque no ano passado os exames da UFRJ e da Unicamp coincidiram”, observou Pedrosa.

Ocorreram duas erratas no primeiro dia. Uma delas refere-se à questão 15 de Matemática, que apresentou uma troca de unidade: onde constou 130mg/ml, deveria ser 130mg/dl. A troca de decilitros por mililitros, segundo o coordenador, foi constatada com cerca de 1 hora de prova, quando todos os candidatos foram devidamente comunicados. “Mesmo assim, a banca vai aceitar as resoluções que considerem ambas as unidades”.

A outra errata diz respeito à questão 7 de Língua Portuguesa e Literatura. Devido a um erro de transcrição do poema Poética I, de Vinicius de Moraes: onde constou “Tudo onde há espaço”, deveria ser “Ando onde há espaço”. Da mesma forma, a Comvest assegura que a banca levará em conta as duas formas de correção na questão. Houve, ainda, problemas com algumas provas que foram enviadas a outra cidade, mas logo supridas com impressos reservas mantidos para tais imprevistos.

Uma novidade introduzida na prova de Literatura foi que os candidatos comparassem trechos de livros diferentes. Para Renato Pedrosa, “esta comparação de trechos permite que mais livros sejam utilizados na prova, fazendo com que o candidato leia todos. A lista, elaborada em conjunto com a Fuvest, foi de nove títulos”. Em relação à prova de Matemática, Pedrosa destacou questões que envolviam situações reais.

Os candidatos estão disputando 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A segunda fase prossegue nesta segunda-feira, com as provas de Ciências Humanas, Artes e Língua Inglesa. Na terça, acontecem as provas de Ciências da Natureza. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que os portões serão fechados às 13 horas, impreterivelmente. O tempo de prova é de 4 horas e o tempo mínimo de permanência nas salas, de 2h30.

Da Unicamp